Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/07/2026 09h22

Formação reúne entidades e conselheiros para fortalecer a rede de Assistência Social em João Monlevade

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade realizou, na manhã desta quarta-feira, no Auditório Leonardo Diniz, a Formação para Entidades de Assistência Social e Conselheiros Titulares e Suplentes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O encontro reuniu representantes de diversas entidades do município, conselheiros e profissionais da área socioassistencial, com o objetivo de fortalecer a rede de atendimento, promover a troca de experiências e alinhar conhecimentos sobre a legislação, os serviços, programas e desafios da Política de Assistência Social.

Participaram da abertura do evento o prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), a secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Souza, o vereador Belmar Diniz (PT) e a vereadora Maria do Sagrado (PT), além de representantes de instituições que atuam na promoção e garantia de direitos da população de João Monlevade.

A programação contou ainda com a participação do  técnico da Subsecretaria de Assistência Social, da Superintendência de Gestão do Suas, Vigilância e Capacitação e da Diretoria de Gestão e Regulação do SUAS (DGSUAS)Felipe Silva Rodrigues; da assistente social e coordenadora-geral do Projeto de Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de ItabiraGeisiane Lima Soares; da secretária executiva dos conselhosGirlene Martins Ribeiro da pedagoga e gerente técnica do Projeto de Assessoria Técnica Independente da Cáritas Diocesana de ItabiraMarinete Morais.

Durante a abertura, Dr. Laércio deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância da qualificação permanente para o fortalecimento das políticas públicas. "Investir na formação dos profissionais, das entidades e dos conselheiros é investir diretamente na qualidade do atendimento prestado à nossa população. O fortalecimento da rede socioassistencial acontece quando todos trabalham de forma integrada, preparados para enfrentar os desafios e garantir direitos com eficiência, transparência e humanidade", afirmou o prefeito.

Ao longo da programação, os participantes discutiram temas relacionados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), ao papel das entidades, à atuação do CMAS e às responsabilidades compartilhadas entre o poder público e a sociedade civil organizada.

A secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia Souza, ressaltou que a iniciativa busca aprimorar o trabalho desenvolvido no município e fortalecer a atuação conjunta entre todos os atores da política de assistência social. "Este encontro foi pensado para ampliar conhecimentos, promover o diálogo e fortalecer os vínculos entre as entidades, os conselheiros e o poder público. Quando investimos em formação, qualificamos os serviços, fortalecemos o controle social e garantimos um atendimento cada vez mais humano, eficiente e comprometido com as necessidades da população", destacou a secretária.

Além de proporcionar momentos de aprendizado e atualização, a formação reforçou a importância do Conselho Municipal de Assistência Social como instrumento de controle social, participação popular e fortalecimento da gestão democrática do SUAS.

A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Assistência Social voltadas à qualificação permanente da rede socioassistencial, contribuindo para que os serviços oferecidos em João Monlevade sejam cada vez mais preparados para atender às demandas da população com qualidade, responsabilidade e compromisso social.

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus