25/09/2025 11h02
Imagine viver num eterno churrasco...
Imagine viver num eterno churrasco a beira da piscina, deitado numa cadeira, com garçons e garconetes robôs servindo cerveja gelada e drinks maravilhosos. Vc ouvindo sertanejo, mpb , funk e até jazz, sem nenhum trabalho. Um eterno “sextou, bebê’. Há quem profetize que é isso que vai acontecer com a evolução da IA. As máquinas farão tudo e o seres humanos terão a função apenas de consumir e aproveitar. Não vão mais precisar pensar, nem fazer cálculos, nem se preocupar com os boletos. Vai ter uma renda universal depositada em conta, suficiente para a pessoa consumir os produtos que as máquinas vão criar. Não vai precisar nem fazer academia e malhar, pois haverá aparelhos que vão hipertrofiar os músculos sem esforço. Todos serão lindos. E só terão de aproveitar a vida. E quanto chegarem numa idade avançada, vão poder fazer transferência neural. Vão transferir suas memórias para um clone novinho em folha, cultivado para utilizar no momento certo.
EMBURRECIMENTO VOLUNTÁRIO.
Agindo assim não estaremos nos condenando a total irrelevância e desnecessidade? Nos tornaremos fúteis e inúteis, ridículos aprendizes de Deuses. Terceirizando tudo com as máquinas vamos viver numa eterna zona de conforto. Vamos perder a curiosidade intelectual, perderemos a habilidade de resolver problemas, vamos abdicar de fazer artes, pois a IA vai fazer. Não vamos mais fazer música, pois as máquinas fazem em 5 segundos. Nossos cérebros provavelmente diminuirão de tamanho, como um músculo que deixamos de exercitar e murcha, vira gordura amorfa.
ALGORITMOS DO CAPETA
Péssimos para a saúde física e mental. Te confinam numa bolha. Entregam guloseimas para os diabéticos, pornografia infantil para os tarados, comida e mais comida para quem é obeso, fofocas para quem gosta da vida alheia, cometas tripulados para alienados, profecias e moralidade radical para quem já é fanático, ideologias extremadas para quem ama odiar, milhões de produtos para quem ama consumir, empréstimos para quem já deve muito, bets para quem quer perder o que não tem. E ninguém nem fala em controlar.
A IA É QUE NEM UMA CANETA
Quando a humanidade criou a caneta esferográfica, imagino que as pessoas que escreviam com penas ficaram boladas, devem ter tentado resistir. Mas a caneta tomou conta. E muitos livros, muitos textos incríveis e bilhetes de amor foram escritos. A caneta ajudou a popularizar a escrita e de repente, todo mundo passou a escrever. Mas convenhamos: tem gente que escreve bem e outros que nem tanto. Tem uma coisa chamada talento. O mesmo vai acontecer com a IA. Ela não faz tudo para você. Vai depender de quem está do outro lado da caneta (quer dizer, do computador).
EXISTEM OUTRAS CANETAS
Aí é que tá. Tem o fazer artístico. Quando alguém monta uma banda, vai ter um baterista que será o coração batendo forte, ao mesmo tempo todo o corpo coordenado pra tirar o som, vai ter o baixista, que vai trabalhar os graves, o guitarrista que vai colocar a harmonia, os solos, os sentimentos. Vai ter o cantor que vai mandar a melodia, a letra, o movimento. Vai ter a sonoplastia, o sistema de som, o pessoal da técnica. Vai ter o público, que vai entrar em sintonia com o som feito ali, ao vivo, artesanalmente, pode rolar uma microfonia, uma desafinação, um grave estourado. Mas é ao vivo, sentimento instantâneo. As pessoas gostam dessa instantaneidade. Gostam do pão fresquinho, do café feito na hora e de ver o jogo do seu time na hora que tá acontecendo. Poucos gostam de ver videotapes ou futebol virtual. Por isso, a arte humana, feita por humanos há de sobreviver...
MINEIRO DESCONFIADO
Estou sempre sendo questionado sobre minhas preocupações sobre a IA. Não sou tão resistente assim. Morro de medo, confesso. Mas ainda assim esquiso, tenho muita curiosidade e experimento. Porém, com o pé atrás. E também estou procurando aprender sobre plantas, sobre a terra, me conectando com a inteligência da natureza e de Deus.
Marcos Martino
Leia também
09h21
João Monlevade divulga resultado final do Prêmio Louis Ensch 2025
19h41
FESTIVAL DA CANÇÃO - CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
14h59
Semana Literária Entrelinhas tem alterações na programação
14h59
Semana Literária Entrelinhas tem alterações na programação
21h22
BOEMIA, AQUI ME TENS DE REGRESSO...