15/08/2025 09h50
O Rádio segue firme. Só duvida quem não ouve.
O despertador toca e o Sr Antônio gira o botãozinho do velho radinho. É nele que ele vai ouvir o padre que ele adora toda manhã e já orar por um belo dia. Enquanto ele coa o café, ouve informações sobre o tempo, se vai chover e é claro, aquela música sertaneja raiz que ele só escuta aos primeiros raios de sol, quando o galo canta e a vida se desenrola.
Na rua, o motorista de aplicativo, José Carlos, já tem sua rádio preferida gravada. Enquanto ele olha o seu trajeto no waze, ouve a música do seu estilo favorito, com o locutor que ele gosta, fica sabendo se a gasolina subiu, se seu time caiu. O rádio é sua companhia o dia inteiro.
A verdade é que o rádio continua uma mídia muito forte e necessária.
O Médio Piracicaba tem rádios fortes, tem a Alternativa que é uma rádio grande, com enorme audiência regional, tem a Global, com força local, tem a Rádio Lider, tem a Comunicativa. Em Itabira tem a Pontal, Antártida e a Caraça. Em Santa Bárbara tem a Rádio Máxima , Nova Era tem a ALFA e a NOVA ERA FM. E tem as educativas, tem a Rádio Piracicaba, a Alvimonte de Alvinópolis, Nossa Rádio de Dom Silvério, entre outras.
Segundo as últimas pesquisas quase 80% dos brasileiros ainda escutam rádio.
Sabe qual o segredo? O rádio é rápido, fala a língua da cidade e ainda carrega aquela confiança que a internet ainda não entrega. E de uns tempos pra cá, as rádios ficaram mais faladas, abriram espaços para resenhas, podcasts, para conversas e interação com os ouvintes.
E se o mundo mudou, o rádio mudou junto — hoje ele também toca no streaming, aparece no celular, conversa nas redes.
Por isso se apresenta como fundamental espaço comercial. O Marketing digital tem a vantagem de atingir nichos específicos, mas se você quer conversar com muita gente e gerar retenção de marca, rádio ainda é um dos melhores investimentos.
Mas, para o Sr Antônio e para José Carlos, pouco importa a tecnologia por trás. E eles gostam até das propagandas. O que importa pra eles é que no meio da correria do dia-a-dia, o rádio continua sendo aquele amigo que não falha. E amigo assim não se abandona.
(Aproveito para homenagear radialistas geniais que conheci e convivi, pessoas do quilate de um Weber Ferreira, de um Marcão Vitor, Geraldo Cardozo, Daniel Senna, Ronny Alcantara, Bell Silva, Giovani Gandra, Claudia Gandra, Edio, Betão, Carlos Moreira, Will Jones, Tangará, Walex Ribeiro, Sidney Ribeiro, Mardélio Couto, Ulisses de Souza, Alberto Rodrigues, Marquinhos Baiano, Guilherme Melo, Francis Jr, Mauro Lúcio, Rose Shade, Misael Avelino, da Favela FM, … )
E viva o Rádio!
Leia também
08h40
Espetáculo “A Fantástica Floresta” chega a Capela Branca no próximo fim de semana
09h18
“Princesa Falalinda” faz crítica bem-humorada aos contos de fadas em apresentação em João Monlevade
13h34
Musical "Pedro e o Lobo" encanta crianças e adultos de Bela Vista de Minas neste sábado, 23/8
22h03
ENTREVISTA COM BRUNO FELGA
09h12
CARNAVAL 2025 em ALVINÓPOLIS