30/09/2025 08h33
etor do Sebrae Minas visitou as Salas Mineiras do Empreendedor dos municípios e ressaltou a qualidade do trabalho realizado pelos agentes locais de atendimento
Na última quarta-feira (24), na região de Rio Piracicaba, para entregar os certificados do Selo Diamante às Salas Mineiras do Empreendedor (SME), acompanhado da analista e da assistente do Sebrae Minas Fernanda Soares e Daniela Rosa. Conquistada em 2024, a certificação é a mais alta distinção concedida pelo Sebrae às unidades que se destacam nacionalmente pela excelência em atendimento e serviços prestados aos pequenos negócios.
O reconhecimento foi anunciado em abril de 2025, durante cerimônia nacional, que contou com 2.500 inscritos e 105 premiados em todo o país. Em Minas Gerais, oito pontos parceiros receberam o Selo Diamante, entre elas as de Bela Vista de Minas e de Barão de Cocais.
Para o diretor do Sebrae, a conquista é motivo de orgulho para o Estado e um exemplo de responsabilidade e compromisso em transformar realidades. “O Selo Diamante não é apenas um troféu, mas o reflexo de um esforço contínuo e de uma dedicação que coloca as pessoas em primeiro lugar. O diferencial dessas equipes está no atendimento atencioso, na acolhida, no cuidado genuíno com cada empreendedor e na persistência em alcançar a excelência em tudo o que fazem”, destacou Magalhães.
Bela Vista de Minas
Em Bela Vista de Minas, o diretor do Sebrae Minas foi recebido pela prefeita Samantha Ávila, pela vice-prefeita Rode De João Pepe, pela secretária de Desenvolvimento responsável pela Sala, Rayane Arcanjo, e pelas agentes Elerlaine Paula e Luany Martins. “Receber o Selo Diamante mostra que todo o esforço diário tem valido a pena. Nós atendemos cada pessoa com carinho, atenção e respeito, porque acreditamos que a acolhida faz a diferença. Mais do que atender, buscamos trazer os empreendedores para perto e incentivá-los a utilizar os serviços da Rede para impulsionar os negócios”, afirmou Rayane.
Além do Selo Diamante (2024), a Sala Mineira do Empreendedor já havia conquistado o Selo Ouro em 2023 e 2024. Em 2023, o município assinou o Plano Anual de Desenvolvimento (PMDE), fortalecendo a parceria com o Sebrae. Já em 2024, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, firmou convênio voltado ao suporte empresarial, com realização de oficinas, palestras sobre empreendedorismo e a primeira Feira de Empreendedorismo da cidade, que aconteceu em 2023. Nesse mesmo ano, o município também foi selecionado para receber a consultoria da RedeSim.
Com os bons resultados, em 2025 foi firmado um novo convênio para ampliar as ações de suporte empresarial, além da retomada da consultoria da RedeSim, atualmente em fase avançada, com expectativa de conclusão da automatização ainda este ano, e a segunda edição da Feira de Empreendedorismo.
Barão de Cocais
Em Barão de Cocais, Marden Magalhães foi recebido pelo prefeito Geraldo Abade, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Bruno Quintão, e pela agente de atendimento Rosana Cerqueira. Segundo ela, o atendimento humanizado foi fundamental para a conquista. “Acredito que manter o olhar para as especificidades dos municípios menores é essencial para que toda a Rede continue buscando a melhoria contínua. Por outro lado, é preciso que os agentes entendam seu papel como fomentadores do desenvolvimento local. Afinal, um bom atendimento pode fazer a diferença para um empreendedor que, muitas vezes, não sabe qual caminho seguir”, afirmou Rosana.
A trajetória da Sala Mineira do Empreendedor de Barão de Cocais demonstra evolução constante: Selo Prata em 2023, Selo Ouro e Diamante em 2024, anunciado em maio de 2025. Atualmente, a prefeitura e o Sebrae Minas avaliam um convênio mais robusto, prevendo ações em várias frentes, como o Programa de Compras Públicas Locais, oficinas de marketing e gestão, além de consultorias da RedeSim, REURB e do programa Rotas da Liderança.
Selo Sebrae de Referência
Lançado em 2022, o Selo é uma metodologia de avaliação que reconhece a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor e outros parceiros. Os critérios incluem indicadores qualitativos e quantitativos, além da metodologia do cliente oculto, que atribui pontuações para as categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Em abril de 2025, o Sebrae divulgou os vencedores da edição 2024. Foram 2.500 inscritos em todo o país e 105 premiados com o Selo Diamante, sendo oito em Minas Gerais. Além de Bela Vista de Minas e Barão de Cocais, também foram reconhecidas as Salas de Araçuaí, Araxá, Barroso, Cabo Verde, Visconde do Rio Branco e a Adesiap Nova Lima.
Entre as vantagens do Selo estão: reconhecimento nacional, aumento da satisfação dos clientes, visibilidade das boas práticas, fortalecimento das parcerias e valorização do atendimento como diferencial competitivo. Para os empreendedores, os benefícios incluem mais facilidade no acesso às orientações, apoio na abertura e gestão de negócios e um atendimento qualificado e gratuito.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço