19/09/2025 07h24
Em uma noite de celebração e reconhecimento, a Câmara Municipal de João Monlevade realizou nessa quarta-feira, 17, a entrega da Medalha "Paulo Freire", uma das mais importantes homenagens da cidade, destinada a profissionais da educação, pais, voluntários, empresas e instituições que se destacaram no meio educacional no município. A honraria foi entregue em cumprimento à Resolução 654/2014, e teve como objetivo celebrar o trabalho de pessoas e entidades que promovem transformações significativas no setor educacional do município.
A cerimônia contou com a presença dos vereadores da Casa, da secretária de Educação, Alda Ferreira da Silva Fernandes, do superintendente Regional de Ensino, Joel dos Santos, além de familiares e amigos dos homenageados e servidores das instituições de ensino.
A escolha dos homenageados foi feita por uma Comissão formada pelos vereadores Maria do Sagrado (PT), Revetrie Teixeira (MDB) e Sassá Misericórdia (Cidadania) e pelas representantes da Secretaria Municipal de Educação, Josefa Vieira de Morais e Rosilaine Maria de Sousa Soares.
Homenageados
Foram agraciados:
- André Felipe de Araújo, diretor do Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce, recebeu a medalha pelo seu trabalho dedicado à educação infantil e por seu compromisso com a melhoria da qualidade educacional;
- Ângela Maria Tomaz Lima Cruz, educadora e assistente social, foi homenageada por seu trabalho transformador no ensino e por seus projetos de impacto social, como o "Projeto Nascente Viva" e o "Projeto Herotori";
- A Escola Municipal Israel Pinheiro (EMIP), representada pela diretora Elenice Aparecida Martins Alves, recebeu a medalha em reconhecimento ao seu legado de 50 anos de contribuição à educação de João Monlevade e pelo trabalho que a instituição vem desenvolvendo ao longo dos anos;
- Gilda Divina Teixeira, professora e diretora da Escola Estadual Antônio Loureiro Sobrinho, foi reconhecida por sua trajetória de excelência na educação e por seu compromisso com a formação integral dos estudantes, e;
- Rita de Cássia Lima Braga, atual diretora do CEMEI Padre Henriques, recebeu a medalha em reconhecimento à sua longa e bem-sucedida carreira na educação infantil e seu trabalho humanizado com as crianças e suas famílias.
Discursos
Durante a cerimônia, os homenageados falaram da alegria em receber a honraria e agradeceram aos colegas de trabalho e toda a comunidade escolar pelo apoio. O diretor André Felipe destacou o poder da escola pública como espaço de esperança, partilha e dignidade, e da importância da educação na formação das crianças.
A professora Ângela compartilhou sua trajetória marcada pela superação e pelo impacto da educação em sua vida pessoal e profissional, afirmando que: "a educação me salvou". Ela enalteceu o trabalho coletivo e a força das mulheres que atuam com ela, além de projetos com a comunidade indígena e a assistência social.
A diretora da EMIP, Elenice, frisou que a homenagem é fruto do trabalho de toda a equipe da escola, que aposta em projetos inovadores como robótica, fanfarra e arte urbana. "A EMIP está esperançando com projetos que mudam vidas", afirmou.
Por sua vez, a professora Gilda, com mais de duas décadas dedicadas à educação, reafirmou seu compromisso com uma escola transformadora, crítica e viva. "Só tem medo da educação quem teme homens pensantes", disse emocionada, ao agradecer a todos que fizeram parte da sua caminhada.
A diretora Rita de Cássia, ressaltou a importância do cuidado nos primeiros anos de vida escolar. "É no chão do Cemei que tudo começa", afirmou. Ela agradeceu às crianças, colegas e famílias, e reforçou o compromisso com uma educação mais humana e inclusiva. "Receber essa medalha é mais do que uma honra. É a afirmação da importância da educação infantil como espaço legítimo de aprendizagem".
Os vereadores Sassá Misericórdia e Maria do Sagrado, falaram da felicidade em poder participarem da Comissão e escolher os nomes para a homenagem. "Fizemos um trabalho com maestria ao escolher os nomes para receberem a honraria. Sabemos também que há tantos outros merecedores deste reconhecimento", destacou Maria.
O superintendente do SRE, Joel Santos, e a secretária de educação, Alda Fernandes, também parabenizaram os homenageados enaltecendo o trabalho de cada um. Alda ressaltou a importância da homenagem concedida pela Câmara, para dar luz aos profissionais e as coisas boas que a educação tem.
Por fim, o presidente da Casa, Fernando Linhares (Podemos), falou da felicidade em presidir a cerimônia e poder homenagear os profissionais e instituição. "A Medalha Paulo Freire simboliza o reconhecimento a educadores que, com dedicação e compromisso, ajudam a transformar vidas e construir uma sociedade mais justa por meio da educação".