09/09/2025 07h12
A tradicional Feira da Economia Solidária terá mais uma edição especial em João Monlevade, marcada por celebração e novidades. Com o tema que comemora os 24 anos da Solidariarte, os 12 anos da Economia Solidária no município e o 1º ano do Centro Público de Economia Popular Solidária, o evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de setembro, e vai reunir cultura, gastronomia, artesanato, música e solidariedade.
A Feira será realizada no Centro Público da Economia Popular e Solidária, na rua do Andrade, nº 154, bairro José Elói, nos seguintes horários: quinta (11) e sexta (12), das 16h às 22h; e sábado (13), das 7h às 15h.
Durante os três dias, o público poderá prestigiar uma ampla variedade de produtos artesanais, comidas típicas, apresentações culturais gratuitas e atividades que fortalecem o protagonismo dos pequenos empreendedores e o espírito colaborativo da economia solidária.
Entre os destaques está a Oficina de Customização + Exposição "O Futuro da Moda é Artesanal", realizada nos três dias do evento. As oficinas serão quinta e sexta, das 18h30 às 20h30, e sábado, das 10h às 12h, para até 10 participantes, a partir de 14 anos. A proposta é valorizar a moda artesanal e o consumo consciente, com atividades práticas de bordado, pintura em tecido e recortes criativos. As peças produzidas serão expostas em mostra aberta ao público, com linha do tempo sobre o artesanal e espaço interativo.
A programação ganha ainda duas atrações voltadas ao bem-estar: uma exposição de Óleos Essenciais, que apresenta produtos naturais que auxiliam na saúde e no equilíbrio físico e emocional e o Momento Natura, com orientações de cuidados com rosto e pele e tratamentos de beleza. Ambas ocorrem na quinta e sexta-feira, das 18h às 21h.
Já na programação cultural, a quinta-feira (11) traz o show da cantora Norma de Jesus, às 20h. Na sexta-feira (12), às 18h30, será realizada a solenidade comemorativa pelos aniversários da Feira, Solidariarte e da Economia Solidária, seguida pela apresentação do Estúdio Kdance e show da banda Four Tons. No sábado (13), às 9h, será promovido o encerramento do Festival de Dança, com a participação de cinco grupos da Escola Estadual Luiz Prisco de Braga. Para fechar a programação, ao meio-dia, o público confere o show de Edmar Ferreira.
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas