Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

15/08/2025 06h23

Corsab inaugura britadeira em comemoração aos 20 anos do Aterro Sanitário

Compartilhe

O Prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro (PT), participou nesta quinta-feira (14) da solenidade de celebração dos 20 anos do Aterro Sanitário. Na ocasião foi inaugurada uma britadeira destinada ao tratamento de entulhos e restos de material de construção. O equipamento permitirá transformar resíduos em areia e brita (escória), que poderão ser utilizadas tanto na construção civil quanto na manutenção de estradas rurais.

O evento ocorreu nas dependências do aterro na MG-123 em João Monlevade e contou com a presença de prefeitos e representantes das cidades consorciadas. Dr. Laércio esteve acompanhado da vice-prefeita Dorinha Machado (MDB), do chefe de Gabinete Gentil Bicalho, do secretário de Planejamento Fabrício Lopes e da secretária de Meio Ambiente Fernanda Ávila.

A recepção foi feita pela presidente do Consórcio Regional de Saneamento Básico (Corsab), prefeita de Bela Vista de Minas Samantha Enfermeira (PSDB), e pelo vice-presidente, prefeito de Nova Era Txai Silva Costa (REDE). 

Na abertura do evento, Samantha falou sobre sua satisfação em inaugurar o novo equipamento. "Hoje é com muita alegria e muita dedicação, compromisso e responsabilidade com o povo, a gente traz mais essa ação, mais esse benefício para a toda a região."

A secretária executiva do Consórcio, Fabiana de Ávila, reforçou o caráter pioneiro da iniciativa"Nos sabemos do desafio da aplicação da política nacional de resíduos sólidos e uma de suas vertentes é a reutilização dos resíduos de materiais. Nosso consórcio é pioneiro, o primeiro de Minas Gerais para resíduos sólidos domiciliares, e agora também o primeiro do Estado a beneficiar resíduos de construção civil. Trata-se de um empreendimento de cunho ambiental imensurável. Ao invés de aterrar, nós vamos transformar o resíduo em um outro material que poderá ser reutilizável", afirmou.

O vice-presidente do Corsab, Txai, lembrou os avanços anteriores como a nova lagoa e o licenciamento ambiental e saudou todos que contribuíram com o aterro desde suas fases iniciais"Muito obrigado a todos vocês que construíram esse aterro junto com a gente", agradeceu.

Em seu discurso, o prefeito de João Monlevade, Dr. Laércio Ribeiro, prestou homenagem aos gestores que vieram antes: Carlos Moreira, Gustavo Prandini, Teófilo e Simone. Ele também ressaltou o espírito de cooperação na região"Temos uma convivência muito boa com todos os prefeitos da região, todos temos avançado e muito, o que é muito bom para Minas Gerais e para a população em geral. Vamos continuar nesta luta e contem sempre comigo", finalizou.
 

Apresentação lúdica e celebração

O momento de descontração ganhou força com a revelação da nova logomarca do CorsabA presidente e vice-presidente entraram ao som de "Aquarela do Brasil", empunhando bandeiras e recebendo aplausos entusiasmados dos presentes. A comemoração foi finalizada com um almoço regado à música instrumental de Bruno Felga.
 

Operação da britadeira na unidade de tratamento de resíduos

A britadeira inaugurada pelo Corsab atua como um britador de entulho, máquina essencial para a transformação de resíduos volumosos como blocos de concreto, tijolos, pedras e asfalto em partículas menores apropriadas para reaproveitamento. No processo padrão ocorre a britagem primária, onde os entulhos são inicialmente triturados em fragmentos menores, facilitando o manuseio e a britagem secundária, onde o material é refinado para atender diferentes padrões de uso, ajustando a granulometria. 

O material triturado passa por peneiramento, resultando em agregados classificados por tamanho - areia, agregados médios e brita reciclada - adequados para aplicações diversas, como argamassas, bases de pavimentação e drenagem. Os agregados reciclados podem substituir parcialmente os recursos naturais na construção civil, com uso em concretos, bases rodoviárias, blocos, calçamentos e regularização de vias. 

Com esse equipamento, o Corsab consolida um ciclo sustentável: os resíduos de construção recebem destinação útil, reduzindo a necessidade de aterros e gerando recursos para uso local - alinhado aos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus