09/07/2025 10h31
Confiram entrevista que fizemos com Elaine Andrade, presidente da SOLIDARIARTE.
BOM DIA - Como foi o lançamento do DOCUMENTÁRIO SOLIDARIARTE, A ARTE QUE TRANSFORMA ?
ELAINE ANDRADE - O Documentário da Associação de Artesãos Solidariarte foi lançado no dia 9 de maio, em um evento muito especial realizado no Centro de Economia Popular Solidária, localizado na Rua do Andrade, nº 154. Foi um momento marcante para todos os associados e participantes, celebrando a trajetória, a luta e a contribuição cultural da associação ao longo dos anos. O lançamento foi muito bonito, cheio de emoção, trocas e reconhecimento. Uma verdadeira valorização da história coletiva construída com tanto esforço e dedicação.
BOM DIA - Como está a trajetória do documentário? Muitas exibições?
ELAINE ANDRADE - Até o momento, realizamos duas apresentações presenciais do documentário: No dia 9 de maio, durante a feira no Centro de Economia Popular Solidária; E no dia 21 de maio, na UFOP, junto ao evento Viva Monlevade. Essas exibições foram momentos muito importantes para compartilhar a história da associação com o público de forma presencial e afetiva. Estamos com a intenção de fazer mais algumas apresentações em outros espaços, fortalecendo esse contato direto com a comunidade. Somente após essas exibições presenciais, o documentário será disponibilizado online — seja nas redes sociais ou no YouTube. Ainda estamos definindo qual será a plataforma ideal para compartilhá-lo com todos. Assim que ele estiver disponível na internet, avisaremos com antecedência!
BOM DIA - Como foi o evento de lançamento?
ELAINE ANDRADE – O lançamento do documentário foi um dia lindo e emocionante, repleto de significado para todos os associados e associadas da Associação de Artesãos Solidariarte. Havia uma grande expectativa e entusiasmo por parte de todos em assistir ao filme, que representa não apenas uma produção audiovisual, mas a realização de um sonho coletivo.
Esse sonho só foi possível graças ao apoio da Lei Paulo Gustavo, que chegou ao município por meio da Casa de Cultura e da Prefeitura Municipal. Através desse incentivo, conseguimos registrar e contar a história da associação, homenageando quem iniciou esse projeto, e principalmente valorizando o artesanato e a arte da nossa cidade.
O documentário mostra, com sensibilidade e verdade, a luta diária dos artesãos e artesãs, suas conquistas, desafios e a importância do pertencimento dentro da economia solidária. Para nós, foi um evento marcante, um verdadeiro divisor de águas para a associação. Um momento que ficará guardado na memória de todos que estavam presentes, e que representa com orgulho tudo o que construímos juntos. Foi lindo, foi forte, foi inesquecível.
BOM DIA - O que a SOLIDARIARTE projeta para o futuro próximo?
ELAINE ANDRADE - A Solidariarte caminha com sonhos, desejos e objetivos muito claros. O maior sonho hoje é ter a nossa própria sede — um espaço que seja verdadeiramente nosso, onde possamos nos reunir, acolher, criar e transformar vidas por meio da arte. Mais do que gerar emprego e renda, que também é uma missão fundamental da associação, nós acreditamos que o social, o emocional e a afetividade vêm em primeiro lugar. Somos uma família. Uma rede de apoio onde um está pelo outro, onde o mais importante é que as pessoas sejam ouvidas, respeitadas e valorizadas. Sonhamos com uma casa da Solidariarte, onde possamos continuar promovendo oficinas — como já fazemos em escolas, lares de idosos e espaços parceiros — mas agora em um espaço nosso, aberto à comunidade. Um lugar de escuta, acolhimento e transformação, onde uma agulha, uma linha, uma tinta e um pincel possam tocar corações e mudar histórias. Essa é a essência da Solidariarte: construir afetos com arte, gerar renda com dignidade e formar redes de cuidado e pertencimento. Nosso sonho é possível — e juntos, vamos realizá-lo.
Leia também
11h02
PARAÍSOS OU INFERNOS ARTIFICIAIS?
08h27
QUINTAIS DO CARAÇA
07h07
João Monlevade se prepara para a XXXII Cavalgada
09h57
Festival em São Gonçalo reuniu amantes da gastronomia e boa música
18h51
Mundo mágico de "A Fada, a Flor e a Princesa" chega a Bela Vista de Minas neste sábado, 9/8