Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/06/2025 06h57

ENTREVISTA COM LUNA MOTTA

Juventude na Política

Compartilhe

ENTREVISTA COM LUNA MOTTA, A VEREADORA MAIS JOVEM DE MINAS GERAIS.

O BOM DIA dessa vez conversou com a vereadora Luna Motta, a mais jovem vereadora de Minas Gerais. Luna tem apenas 19 anos e é vereadora por Rio Piracicaba. Luna é um sopro de esperança, e não diria que é esperança no futuro. Ela já é presente e extremamente responsável. Traz ao mesmo tempo a energia e curiosidade que caracterizam a juventude, mas com humildade e consciência de onde quer chegar. Mas vamos à entrevista.

BOM DIA - Como você se sente sendo a vereadora mais jovem de MG?

LUNA MOTTA - Para mim é tanto uma honra quanto uma responsabilidade. Não vejo só como um título mas sim como um compromisso de renovar a política.

BOM DIA - Como tem sido sua convivência na câmara?

LUNA - Graças a Deus bem agradável até o presente momento. Claro que há opiniões e visões diversas mas isso não nos impede de dialogar e buscar o melhor para a cidade. A configuração da casa com os atuais vereadores está bem unida e todos na mesma direção, alinhados.

BOM DIA - Por ser mulher e ser jovem, acha que os outros vereadores aliviam pra você ou já existem conflitos e embates?

LUNNA - Olha, não diria que aliviam. Eles são muito respeitosos e não me subestimam pela idade.

Temos sempre a aprender uns com os outros, os mais velhos da casa compartilham suas experiências e me ajudam com questões já debatidas anteriormente. E eu contribuo com algumas visões mais atuais, de inovação e que abrangem o mundo digital.

BOM DIA - O que você está priorizando em seu mandato?

LUNNA - Transparência e comunicação clara com a população; Educação política; Inclusão e olhar

de cuidado; desenvolvimento local; representatividade e protagonismo jovem! hoje eu represento uma parcela da população que muitas vezes se sente distante da política ou tem contato com uma informação política rasa, apenas de rede social. Meu trabalho além de legislar segundo os interesses da população, é mostrar que política não é difícil de entender.

BOM DIA - Rio Piracicaba vem recebendo muitos elogios, as pessoas da região não se cansam de

citar a cidade como exemplo. Mas qual a sua percepção sobre a área social em Rio Piracicaba? Tá tudo às mil maravilhas ou tem muita coisa pra melhorar?

LUNNA - Rio Piracicaba é uma só: com suas maravilhas e suas dificuldades! A verdade é que a mudança aqui é bem recente! a cidade ficou adormecida e parada no tempo durante anos e anos. Mas sim, os elogios são fiéis. As ruas estão sempre limpas, as reformas e obras feitas seguindo um padrão rústico muito belo, as atrações culturais valorizando as raízes quilombolas. Piracicaba está dando orgulho! Porém, eu não fecho os olhos para as necessidades e carências que não conseguiram ser completamente atendidas. Principalmente de bairros distantes. Meu papel é justamente auxiliar o poder executivo e “puxar a orelha” fiscalizando áreas da cidade que ainda precisam de melhorias.

BOM DIA - A juventude gosta de socializar, de ter amizades, ter uma turma. Vc conserva os amigos de antes da política ou acaba havendo uma substituição em função dos compromissos do cargo.

LUNNA - Pergunta legal! Se for antes da eleição, então a resposta é sim! Fiz muitas amizades por

conta da campanha nas andanças pela cidade. Conheci histórias e formei amizades que conservo até hoje. Mas se for anteriormente ao meu envolvimento político em si, aí não. Desde que comecei a me posicionar nas redes sociais, passei por uma transição de amizades que não mantinham os mesmos valores e não eram tolerantes com opiniões diferentes. São Tomás de Aquino diz que ser amigo é amar as mesmas coisas e rejeitar as mesmas coisas. Felizmente, hoje eu tenho amizades verdadeiras e virtuosas, e graças também a política.

BOM DIA - Você tem participado dos programas políticos do seu partido e vem tendo uma boa

projeção. Você tem um planejamento a longo prazo? Ser prefeita, deputada,

governadora...até onde chega seu sonho?

LUNNA - Eu sou nova. E garra e energia para continuar lutando eu sei que eu terei por muito tempo. Porém eu acabei de chegar e de dentro a nossa visão é outra. O que eu peço a Deus é que eu só vá aonde ele queria me levar. Eu sei que quando Deus nos chama antes ele nos prepara. Então para mim a vereança também é escola política. a verdade é que política e eleição são coisas diferentes. Você pode ganhar uma eleição e perder a política se não estiver preparado. E eu prefiro estar preparado e não ter a oportunidade do que ter uma oportunidade e não estar preparada. A minha trajetória política pertence a Deus, mas eu vou aonde ele me levar - e me chamar para ir!

BOM DIA - Houve um tempo em que a juventude pendia em sua maioria para a esquerda. Mas de

uns tempos a juventude parece que está escolhendo a direita. Vc é de direita, não é? Por que você acha que o pensamento de direita cresceu tanto entre a juventude?

LUNNA - Sou sim! Porque os frutos de anos de uma dominação do pensamento político pela esquerda estão aí. Quando somos jovens sempre queremos nos sentir pertencentes a algum grupo ou coletivo. Durante muito tempo só existia a opção de ser esquerdista mas hoje a direita está se unindo e mostrando sua força. E também porque causas sociais não são propriedade da esquerda, a direita mostrou que também se importa com isso e a juventude que tem princípios mais conservadores se identificou e saiu da toca tendo coragem de se posicionar. É o que eu penso.

BOM DIA - O que te surpreendeu positivamente em seu trabalho como vereadora e o que te surpreendeu negativamente?

LUNNA - O lado positivo é perceber que quando eu conquisto algo para a cidade, o benefício não é

meu, ele impacta e transforma a vida de muitas pessoas ao redor. É poder solucionar problemas com força de vontade e muito trabalho, muda realidades. O lado negativo é lidar com a burocracia e com a lentidão dos processos. Além disso, as ferramentas que tenho hoje para exercer meu papel na Câmara são limitadas. Muitas vezes, antes de avançar, precisamos consertar e reeducar o que já deveria estar funcionando.

BOM DIA - O que você diria para os jovens que querem ingressar na política? Muitas renúncias?

LUNNA - Prepare-se, estude, tenha um lado mas seja tolerante e aberto. O maior poder de ação que

você tem, é a sua influência. Escolha o seu difícil! renúncias e sacrifícios feitos quando ninguém vê, no futuro vão transbordar no seu trabalho e todos vão ver. Por último, existem coisas maiores em jogo!

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus