Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/05/2025 18h06

A CULTURA FERVE EM JOÃO MONLEVADE

Coluna do MARCOS Martino

Compartilhe

O jornalista e escritor Erivelton Braz escreveu um EDITORIAL muito legal, festejando o bom momento cultural vivido pela cidade. Erivelton tem razão. Pra começar tem o excelente trabalho realizado pela Casa de Cultura, que tem feito eventos muito bons.Mas tem todo um eco sistema que funciona e dá vazão a nichos diferenciados. Tem por exemplo o SHINE CRAZY ROCK BAR. Poderíamos chamar também de embaixada do rock, uma base avançada do gênero, importante em nível estadual, pois vem bandas de fora, das cidades e planetas próximos. Uma espécie de secretaria informal do rock. Tem o pessoal do SOLIDARIARTE, os feirantes, os artistas plásticos e multi-artistas agregados, um trabalho magnífico. Junto tem a galera do 7 faces, que faz um trabalho muito interessante, na poesia, na literatura, na música. Tem a galera da Grafitagem, do Hip Pop, uma turma nova que se expressa e traduz a cidade, numa estética própria. Tem os Saráus poéticos no coreto. Quem não foi, não sabe o que tá perdendo. Eu citaria também o Kissussêgo, um espaço de música pra dançar, o Clube dos Aposentados, também pra quem gosta de dançar “agarradim”. Tem o Bar do Rômulov Rás, com um clima muito gostoso de Minas, sempre MPB de qualidade.A ACIMON tem um projeto interessante, o VIVAMONLEVADE, que faz um evento multi artístico muito interessante. o Real Clube tem sempre eventos interessantes. Tem o Encontro dos Motociclistas, tradicionalíssimo, com sua estética rocker, sua alma livre. Tem a fantástica BIG BAND, qualidade muito acima da média. Tem Tem a cultura do congado, centenária, em conexão com os congadeiros de toda a região, tem as bandas, tem os coletivos, tem os poetas e poetisas, músicos e músicas, pintores e pintoras, professores, professoras e amigos da cultura, iluminadores, técnicos, vendedores de cerveja, de refrigerantes, promotores. Tem gente que faz as artes, tem gente que faz projetos, tem gente que aprova. É gente pra caramba. Geração de emprego, renda, entretenimento. É a economia cultural aquecida Também pudera. É muuuita gente botando lenha nesse caldeirão. Que me perdoem. Tem muitos que não são da minha intersecção, portanto não cito, mas que também ajudam a fazer a cultura de Monlevade ser o que é. Monlevade ferve…


PROJETO “SOU MÉDIO PIRACICABA” É UMA OPORTUNIDADE

Tenho certeza que a maioria das cidades próximas também fervilham. Sei disso pois minha pequena Alvinópolis tem uma cena muito interessante. O projeto que a AMEPI está realizando, será de grande valia para fazer com que os cenários artísticos da região se conectem. Imaginem que mercado interessante para girar os artistas da região, fazer feiras, festivais. promover intercâmbios.

POVO DAS LEIS

Olhaí povo que conseguiu classificar projetos nas leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. A lei tem permitido a muita gente viabilizar ótimos trabalhos artísticos culturais. Uma pergunta: os contemplados estão sendo solidários? Estão frequentando os eventos uns dos outros? Por que os eventos precisam de público e se a galera comparecer, sempre vai ter quorum. A cena monlevadense é muito boa, merece ser valorizada. Um por todos e todos por um. Lembram dessa ?

FESTIVAIS AUTORAIS

Depois de um tempo de veneração do passado, com a volta dos anos 80-90, tá na hora de criar o futuro. Que tal mais festivais autorais? Mais vitrines para novas expressões, novas poesias.

FLIMON

O primeiro Festival Literário de João Monlevade vai acontecer de 19 a 21 de junho. Esperamos ansiosamente a programação. A literatura de Monlex também ferve.

SÓ MÚSICA HUMANA

O pessoal não precisa pensar que podem enganar as comissões organizadoras inscrevendo músicas feitas por IA. Existem diversos recursos para detectar o uso da IA nas composições.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus