Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/03/2025 07h53

ENTREVISTA COM ELAINE ANDRADE

19 a 22 de março - MOSTRA SOLIDARIARTE

Compartilhe

O CENÁRIOS essa semana conversou com ELAINE DE ANDRADE OLIVEIRA CONSTANTINO, presidente da Associação SOLIDARIARTE. ELAINE é produtora cultural e artesã e coordenadora desde o ano de 2019 do grupo da Feira da Economia Popular e Solidária do Médio Piracicaba (abrange 17 cidades). Atua de forma voluntária na organização da Feira de produtores de João Monlevade desde o ano de 2018 e é Presidente da Associação de Artesãos de João Monlevade (Solidariarte) desde 2018. Também faz parte do Coletivo 7Faces (primeiro Ponto de Cultura reconhecido e certificado no município) desde 2019. Faz parte também do Conselho Municipal de Turismo de João Monlevade e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável COMSEA. Integrante do Coletivo As Artiosas. É Também Agente territorial de Cultura - 2025-Presente - Bolsista no projeto de extensão dos Agentes Territoriais de Cultura vinculados ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC) junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro). Ela representa uma das mais conceituadas instituições culturais de João Monlevade que vai fazer no mês de março a MOSTRA SOLIDARIARTE. Mas vamos à entrevista...

BOM DIA - Elaine, “SOLIDARIARTE” é um nome maravilhoso que resume bem o conceito da arte como meio de expressão, educação e inclusão. Uma curiosidade: quem criou esse nome?

ELAINE ANDRADE - Realmente, o nome da associação *Solidariarte* é muito bonito e impactante. No entanto, não sei exatamente quem foi a pessoa que criou esse nome. A associação existe desde 2001 e, em 2014, passou por uma reestruturação junto com o grupo que vem caminhando desde sua fundação. Vou perguntar pessoas mais antigas da associação como chegaram a esse nome tão especial. É uma curiosidade que gostaria de matar, pois realmente é um nome lindo e que transmite a essência do nosso trabalho.

BOM DIA - Quantos anos tem a entidade?

ELAINE ANDRADE – A associação Solidariarte existe desde o ano 2001, e ao longo desses anos enfrentou alguns problemas com a documentação. Naquela época, o coletivo não tinha muito entendimento sobre os trâmites burocráticos e acabou perdendo alguns documentos importantes. Como as despesas para regularizar a situação estavam muito altas, o grupo decidiu criar uma associação, mas mantendo a mesma essência e os mesmos integrantes.

Portanto, estamos aqui há mais de 24 anos, mas se olharmos para o nosso estatuto social, ele foi formalizado em 2014. No entanto, a verdadeira história da entidade remonta a 2001. É importante reconhecer essa trajetória e tudo que construímos juntos ao longo do tempo.

BOM DIA - Elaine, vai ter agora, de 19 a 22 de março, a MOSTRA DE ARTES SOLIDARIARTE. Vai ser onde mesmo?

ELAINE ANDRADE - A Mostra de Arte será realizada no Centro de Economia Popular Solidária, que foi inaugurado em outubro do ano passado, localizado na Rua do Andrade, no bairro Zé Eloi. O local é muito bacana e foi criado para atender às demandas da Economia Popular Solidária, especialmente dos feirantes e do pessoal da Associação.

É importante destacar que a nossa associação é um Ponto de Cultura reconhecido na cidade de João Monlevade e também representamos o Fórum de Economia Popular Solidária na região do Médio Piracicaba. Esse espaço foi projetado para atender as necessidades dos artistas e promover a cultura local, garantindo que todos tenham a oportunidade de se expressar e mostrar seu trabalho.

O espaço é realmente ótimo e proporciona um ambiente acolhedor para a realização de eventos como este.

BOM DIA - Qual vai ser o espírito da mostra? Existe uma temática?

ELAINE ANDRADE -O espírito será de conectar as pessoas através da arte. A vida é a arte do encontro das boas conversas, da solidariedade, das atividades humanas, interativas, da conexão com os espaços e sensações que a cidade oferece.

BOM DIA - Como vocês conseguiram viabilizar a mostra? Leis de incentivo?

ELAINE ANDRADE -Exatamente. Pela Lei Aldir Blanc. Uma parceria muito importante. A lei nos possibilita fazer muitas coisas legais na arte.

BOM DIA -Serão 4 dias de programação né? Pode nos contar um pouco do que vai ter?

ELAINE ANDRADE - Bom, já que é uma mostra, vamos falar primeiro sobre as exposições. EM primeiro lugar vai ter exposições com artistas monlevadenses né. Por exemplo, eu, Elaine de Andrade estarei com a exposição Estandartes que contam Histórias. Fazendo um resgate da cultura da nossa cidade; Vai ter a Marcia dos Anjos - A Exposição vem ver Monlevade: mãos que contam histórias - com peças artesanais com técnica e criação livre produzidos por 16 adolescentes de bairros periféricos de João Monlevade. Vai ter a exposição da Júlia Azevedo– MORADAS DE JOÃO MONLEVADE com 10 painéis confeccionados em madeira e troncos, que buscarão retratar de forma figurativa as moradias comumente observadas na cidade. Coisa linda. Marcelo Sputnik – vem com uma exposição de fotos, Sob a Bênção do Rosário. Vai ter o Romildo Nascimento de Souza com a Exposição ‘Arte da Vida’ uma fusão única entre arte contemporânea e expressões regionais. E vai ter a exposição dos trabalhos dos associados da Solidariarte.

BOM DIA -Além das exposições, o que mais vai ter

ELAINE ANDRADE - Olha...é muita coisa e nem dá pra citar tudo numa entrevista. Vcs poderão acessar detalhes no instagram da SOLIDARIARTE. Mas por exemplo, teremos SHOWS com Bruno Felga, Com Ricardo Monlevade, Lorena Almeida E Sarah Oliveira. Teremos ainda...espetáculos de dança, palestras, Oficinas, Contação de histórias, Feira de economia popular, Barraca do sebo coruja livre, Comes e bebes também, aquele pastelzinho na hora, caldo de Cana; tira-gosto, cerveja gelada., tudo que o povo gosta.Serão 4 dias de programação, totalizando em média 33 horas de duração.

BOM DIA - São muitas atrações. Vai ter cobrança de ingresso ou será 0800?

ELAINE ANDRADE -Entrada gratuita. Todos estão convidados. Queremos todo mundo lá para curtirmos juntos, para que os monlevadenses se encontrem pra uma boa resenha e pra se encantar com as artes que estarão expostas.

BOM DIA - Além das atrações, a feira congrega diversos projetos interessantes, como a Feirinha da e o projeto ADOTE UM PET.

ELAINE ANDRADE - Pois é. Feirinha da Gratidão é uma feira onde você doa o que puder e leva para casa o que quiser, sem ter que pagar por isso. Não há necessidade de troca: você pode só doar ou só pegar o que precisa. Podem ser livros, CDs, revistas, roupas, calçados,brinquedos, enfeites, utensílios de cozinha, acessórios, bijuterias. Em parceria com a AMDPA (Associação Monlevadense em Defesa da Proteção Animal), realizaremos uma ação de “Adote um Pet” dentro da programação da nossa Mostra, e também, durante todos os dias, realizaremos campanha de doação VOLUNTÁRIA de ração. E tem a campanha Recicle/Reuse em parceria com a Atlimarjom (Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade), no dia do encerramento da nossa Mostra haverá um ponto de coleta de produtos diversos como papel, garrafas pet, eletrônicos, pilhas, entre outros, que serão doados para a associação.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus