Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/03/2025 06h05

Prefeitura de João Monlevade apresenta Plano de Ação Climática em audiência pública

Desenvolvido em conjunto por servidores de diversas secretarias, o plano contém 20 ações com objetivo de minimizar os impactos negativos da crise climática

Compartilhe
A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou no último dia 27, uma audiência pública para apresentação do Plano de Ação Climática (Plac) de João Monlevade.
O Plac foi criado em parceria com o projeto Climativa, encabeçado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e desenvolvido por um grupo gestor formado pela arquiteta da secretaria municipal de Obra, Ingrid Morais; as servidoras da secretaria municipal de Meio Ambiente, Silvana Guerra e Raquel Lopes; o secretário municipal de Meio Ambiente na gestão 2021-2024, Samuel Silva, ; o servidor da Defesa Civil Luan Barbosa; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico na gestão 2021-2024, Thiago Santos; representante da Brigada Florestal Voluntária de João Monlevade, Crisian Assis; e representando a Sociedade Civil, Geraldo Magela Gonçalves (Dindão).
De acordo com a arquiteta e coordenadora do projeto, Ingrid Morais, o Plac é um documento que auxilia as cidades a lidarem com os eventos extremos da crise climática e nele estão identificadas e priorizadas as ações de mitigação e adaptação para a redução da emissão de gases de efeito estufa e o aumento da capacidade de adaptação da cidade. "O Plano de Ação Climática é feito de acordo com a realidade local e com as necessidades do município e deve ser revisado e atualizado periodicamente. Ele é criado de forma coletiva e participativa por técnicos da prefeitura, sociedade civil, membros de ONG's e do setor privado", afirmou Ingrid.
Durante a reunião, a coordenadora explicou que o plano contém 20 ações, com prazos diferentes de implementação e que o objetivo da audiência pública foi apresentar o Plac formalmente para a população, passando o bastão para que o Executivo e Legislativo possam implementá-lo de forma concreta. "O plano foi criado para que seja executado em um período de dez anos, prazo em que deve ser revisado", afirmou Ingrid.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus