Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

24/01/2025 07h44

Da Dilma ao Lula: a Evolução da BR-381

Esperança de dias melhores...

Compartilhe

Tudo começou no governo da Dilma. E coincidentemente, o diretor do DNIT à época era Alexandre Silveira, hoje Ministro das Minas e Energia.

Mas houve uma série de problemas, abandonos de obra por parte das empresas e tudo parou.

No governo Temer houve alguns avanços pouco percebidos pela população. Lembro-me de passar de carro durante o governo dele e ver aquele viaduto gigante sendo construído. A obra não parou completamente

Quando o Tarcísio de Freitas foi ministro dos transportes, houve mais avanços. Tarcísio inaugurou um bom trecho, considerando que muitas obras de arte já estavam prontas e pudemos sentir como a estrada ficaria depois de toda duplicada.

Mas de um início animador, depois foram tentados vários leilões durante seu governo e nada deu certo. Tarcísio começou bem, depois flopou.

Até que chegou o novo governo Lula. O presidente declarou em alto e bom som que iria resolver o problema de uma vez por todas e determinou ao novo Ministro dos Transportes, Renan Filho, que se virasse, pois ele nunca mais ia querer ouvir reclamação do povo mineiro sobre a 381.

Renan tem sido um bom ministro, cheio de energia e muita ação. Basta dar uma olhada no instagram do Ministério para ver o quanto está trabalhando forte.

Abro um parêntese para uma curiosidade. O ex deputado José Santana em uma madrugada me ligou dizendo que teve uma visão, que o governo só conseguiria encontrar interessados se assumisse a parte mais complicada, entre Ravena e Belo Horizonte, pois era o ponto em que muitos possíveis interessados desistiam, devido ao passivo social.

Santana procurou diversas autoridades tentando convencê-las sobre essa sua tese. Eu mesmo divulguei em diversas instâncias.

Esse seu esforço nunca foi reconhecido, mas não importa. Importa é que algum tempo depois, o governo anunciou exatamente isso. Os lotes mais complicados seriam assumidos pelo governo e assim foi feito.

Com isso, finalmente tivemos interessados e agora tivemos a assinatura da concessão e as obras nas áreas mais complicadas, principalmente no gargalo que representa mais de 50% dos problemas serão priorizadas. Temos motivos para estarmos otimistas.

Importante ressaltar a resiliência de um Monlevadense nessa fase, do jornalista Clésio Gonçalves. Clésio virou um verdadeiro embaixador da 381, viajou dezenas de vezes para Brasília, procurou prefeitos, deputados, ministros, polinizou como ninguém, gravou vídeos, deu entrevistas em diversas redes e isso com limitações físicas em função de problemas de saúde. Pra mim um herói Monlevadense, símbolo dessa luta. Eu escrevo sobre a 381 há alguns anos, mas sem ação, pensamento é letra morta.

É curioso que a 381 vai atravessar vários governos. Começou com a Dilma, passou pelo Temer, depois pelo Tarcísio e agora vai ter esse grande impulso com o Lula. Agora, quem vai inaugurar, só o tempo dirá. Previsão de conclusão em 2029...

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus