07/09/2024 08h52
ercurso é conhecido por condições ruins de pavimentação e congestionamentos
O governo federal publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (6 de setembro), o edital que trata da duplicação da BR-381 no trecho entre Belo Horizonte e Caeté, na região metropolitana. A melhoria do percurso, conhecido pelas condições ruins de pavimentação e congestionamentos, é uma demanda histórica.
Conforme o Ministério dos Transportes, as obras se estenderão por cerca de 13,4 quilômetros, indo do entroncamento com a MG-435 (Caeté) até o entroncamento com a MG-020 (Av. Cristiano Machado/Belo Horizonte).
A duplicação faz parte do plano do Ministério dos Transportes para modernizar a BR-381/MG. Em agosto, o ministro Renan Filho concluiu o leilão de concessão de cerca de 296,3 quilômetros da rodovia, entre Caeté e Governador Valadares. Para garantir o sucesso do leilão, o projeto passou por ajustes.
Uma das principais mudanças foi entregar as obras da saída de Belo Horizonte ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dividindo o trecho em dois lotes: 8A e 8B. Apesar de menores em extensão, os lotes sob responsabilidade do DNIT abrangem áreas críticas da rodovia. Hoje, a estrada é de pista simples, sem acostamento na maior parte do trajeto.
No Lote 8A, a duplicação está prevista entre Ravena e Caeté. As propostas para a execução das obras estão sendo analisadas. O início dos trabalhos será definido após a homologação do processo, a assinatura do contrato com a empresa vencedora e a emissão da ordem de serviço.
Quanto ao Lote 8B, as empresas interessadas podem enviar suas propostas pelo site de compras do Governo Federal. A abertura dos envelopes está marcada para as 15h do dia 4 de dezembro.
O TEMPO Cidades