Bom Dia - O Dirio do Mdio Piracicaba

notícias

20/06/2024 20h08

Conselheiros Municipais de Polticas de Promoo da Igualdade Racial so empossados.

Novos membros do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial são empossados em João Monlevade

Compartilhe

Na última terça-feira (18), foram empossados os 20 novos membros do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de João Monlevade, para o biênio 2024/2026. A cerimônia, realizada na Casa da Cidadania, reafirmou o compromisso da administração municipal com a promoção da igualdade racial e a eliminação da discriminação.

 

O Conselho, que foi recentemente reativado, é um órgão consultivo, deliberativo e de fiscalização, crucial para a implementação de políticas que promovam a igualdade racial e combatam o racismo em todas as suas formas. Nos próximos dias, será realizada a eleição da presidência. Entre os membros estão educadores, representantes de matrizes africanas, de grupos de congado e capoeira, além de entidades dedicadas à promoção cultural, econômica, social e de denúncia e combate a discriminação e ao racismo. Também fazem parte do Conselho membros da comunidade e representantes do Executivo municipal.

 

O Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial tem a responsabilidade de orientar e fiscalizar as ações do poder público no combate ao racismo, promovendo a inclusão e a valorização da diversidade étnico-racial. Sua reativação representa um avanço significativo para João Monlevade, reafirmando o compromisso da cidade com a construção de uma sociedade mais equitativa e justa para todos.

 

A secretária municipal de Assistência Social, Rita de Cássia da Cruz Souza, ressaltou a importância da ação. "Esse é um momento histórico para a nossa cidade e mostra, mais uma vez, o fortalecimento dos conselhos na atual administração. Há um resgate histórico a fazer com a raça negra, que contribuiu na construção e desenvolvimento econômico do país e, por isso, merece o reconhecimento da população e de todas as autoridades", destacou.

 

A conselheira e ex-secretária de Assistência Social do município, Marinete da Silva Morais, apontou o papel das mulheres negras e a importância da continuidade das políticas afirmativas."Estar aqui nesse momento histórico fazendo a posse neste conselho de promoção de igualdade racial é legitimar algumas ações que já acontecem. É o conselho que monitora, que acompanha, que faz o controle social", frisou.

 

Já o chefe de Gabinete, Gilberto Vicente Barcelos, ressaltou a difícil caminhada para formar o Conselho e a busca pela igualdade em todas as áreas da sociedade, por meio de políticas públicas inclusivas. "A administração municipal está comprometida em apoiar o Conselho e cuidar das pessoas em todas as suas necessidades, incluindo saúde física, mental e psicológica", enalteceu.

 

Também participaram da posse do Conselho o vereador líder do prefeito na Câmara, Belmar Diniz (PT), o vice-presidente da Casa, Gustavo Maciel (Republicanos), e os parlamentares Doró da Saúde (Avante) e Gustavo Prandini (PC do B). Eles foram enfáticos ao afirmar que o fortalecimento dos Conselhos é essencial para a implementação eficaz de políticas públicas, destacando a importância da representatividade e do combate ao racismo em João Monlevade.

 

Belmar Diniz enfatizou a necessidade de uma maior representatividade negra na Câmara Municipal e Doró da Saúde destacou sua contribuição pessoal à causa, mencionando projetos como o Dia da Consciência Negra, agora institucionalizado. Já Gustavo Maciel ressaltou que o Conselho Municipal é uma porta de entrada, onde toda a população pode participar e Gustavo Prandini reforçou a necessidade de se quebrar as barreiras e preconceitos ainda existentes na sociedade.
 

A cerimônia também contou com a presença do assessor de Governo, Cristiano Vasconcelos Araújo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos, Thiago Henrique dos Santos, e da assessora da Deputada Macaé Evaristo, Elizete Estopa.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus