Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/04/2024 08h14

Vereadores aprovam projeto que regulamenta parceria para construção de muros de divisa

Vereadores aprovam projeto que regulamenta parceria para construção de muros de divisa

Compartilhe

Em primeiro turno, os vereadores aprovaram na reunião da Câmara Municipal de João Monlevade dessa quarta-feira, 10, o Projeto de Lei nº 1.441/2024, que regulamenta a realização de parcerias entre o município e proprietários de imóveis vizinhos para a construção de muros de divisa.

A matéria foi apresentada pelo vereador Vanderlei Miranda (Podemos), e recebeu voto favorável dos parlamentares, com abstenção do vereador Revetrie Teixeira (MDB). A proposta estabelece a possibilidade de cooperação voluntária entre o poder público e os cidadãos na construção, manutenção e conservação de muros divisórios entre propriedades privadas e áreas públicas.

De acordo com a justificativa, a medida já ocorre em algumas situações de maneira prática, com a cessão de materiais pelo Poder Público. Vanderlei ainda destacou que a regulamentação específica para este tipo de parceria proporcionará segurança jurídica às partes envolvidas, além de incentivar uma participação ativa dos munícipes na promoção do bem-estar coletivo.

O projeto aponta ainda que a construção de muros de divisa em parceria com proprietários de imóveis vizinhos representa uma oportunidade para aprimorar a segurança, a estética e a preservação dos espaços públicos.

 

 

PRIMEIRO TURNO:

Também em primeiro turno, foi aprovado o Projeto de Lei nº 1.439/2024, de iniciativa do Executivo, que propõe alterações nos incisos III do art. 1º, no art. 3º e no §2º do art. 10 da Lei Municipal Nº 2.446/2022.

 

Conforme o texto, a matéria tem como objetivo "retificar a lei mencionada, para corrigir erros materiais quanto à formulação dos artigos mencionados, para melhor adequação e aplicação da Lei que,"Cria a estrutura organizacional da Controladoria Interna dos órgãos da Administração Direta e dispõe sobre o Sistema de Controle Interno, no âmbito do Poder Executivo.

 

As alterações resumem-se à qualificação exigida para a função de agente de controle interno, inserindo a exigência de formação superior concluída ou em curso, além de retirar a limitação quantitativa a esta função, prevista atualmente em 3, e a limitação exclusiva às secretarias de Saúde, Educação, obras e serviços Urbanos.

O vereador Belmar Diniz (PT) destacou a importância da Controladoria Interna e informou que após análise da proposta, os membros da Comissão de Administração Pública irão apresentar uma emenda limitando em 8 o número de agentes de controle interno.

 

Mais aprovações

 

Em segundo turno e redação final, foi aprovado o projeto de lei nº 1.425/2023,de iniciativa do vereador Gustavo Prandini (PCdoB), que institui a Política Municipal para a População em Situação de Rua do Município de João Monlevade.

Entre os principais pontos do projeto, destaca-se a instituição de políticas públicas intersetoriais e transversais, visando garantir assistência abrangente e dignidade à população em situação de rua. Além disso, o projeto estabelece direitos fundamentais, como acesso a serviços essenciais de saúde, educação, assistência social e segurança alimentar, promovendo a igualdade, equidade e respeito às diferenças.

 

 

REQUERIMENTOS:

Por fim, foram aprovados dois requerimentos. O primeiro de nº 13, do vereador Revetrie Teixeira, requerendo informações sobre a descentralização das consultas e exames e outros procedimentos na área da saúde que estão sendo deixados nas Unidades Básicas de Saúde para serem encaminhados para a Secretaria Municipal de Saúde.

Já a outra matéria, de nº 14, do vereador Pastor Lieberth, requerendo informações sobre a retomada das obras do muro de gabião no córrego que fica ao lado da rua Maria Silva Teixeira, bairro Cruzeiro Celeste, próximo ao número 109.




Flávio Lial
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus