Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

29/02/2024 10h21

Vereadores aprovam a utilização do Cordão de Girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta

Vereadores aprovam a utilização do Cordão de Girassol como símbolo para a identificação da pessoa com deficiência oculta

Compartilhe
Com o objetivo de facilitar a identificação da pessoa com deficiência oculta em João Monlevade, os vereadores aprovaram em primeiro turno o Projeto de Lei nº 1.437/2023, que dispõe sobre a utilização do cordão de girassol como símbolo para esta identificação.
 
Proposto pelos vereadores Revetrie Teixeira (MDB) e Gustavo Maciel (Podemos), o projeto estabelece que o cordão de girassol, de cor verde e estampado com girassóis amarelos, será utilizado para identificar pessoas com deficiência oculta, definidas como aquelas com impedimentos de longo prazo de natureza mental, intelectual ou sensorial.
 
De acordo com o texto, por meio dessa medida, busca-se garantir à pessoa com deficiência oculta atendimento prioritário e humanizado em repartições públicas, empresas prestadoras de serviços públicos e estabelecimentos privados. O projeto também prevê a promoção de campanhas educativas para conscientização sobre o uso do cordão de girassol e a distribuição gratuita do acessório para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
 
Na justificativa, Revetrie e Gustavo destacaram a importância do projeto para proporcionar mais segurança e assistência às pessoas com deficiência oculta, especialmente em situações cotidianas como viagens, passeios e compras. Além disso, eles ressaltaram que a medida já é adotada internacionalmente em diversos locais, representando uma conquista significativa para as pessoas com necessidades especiais.
 
A proposta seguirá agora para votação em segundo turno.


Flávio Lial
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus