Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

22/02/2024 11h51

Projeto de Fernando Linhares visa promover o bem estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista

Projeto de Fernando Linhares visa promover o bem estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista

Compartilhe

Pensando no bem-estar dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os vereadores aprovaram em segundo turno o projeto de lei nº 1.426/2023, de iniciativa do vereador Fernando Linhares (União), que determina a substituição dos sinais sonoros nos estabelecimentos de ensinos públicos e privados, a fim de não gerar incômodos sensoriais a estes estudantes.

A matéria recebeu uma emenda apresentada pela Comissão de Legislação e Justiça e Redação e uma apresentada pelo autor do projeto. A emenda da Comissão sugeriu que os estabelecimentos de ensino façam a substituição dos sinais sonoros por sinais musicais adequados aos alunos com TEA, além de estabelecer o prazo para adequação de 60 dias após publicação da lei. Já a emenda, apresentada por Linhares, dispõe sobre a instalação de sinais luminosos pensado para acessibilidade das pessoas com deficiência auditiva.

A proposta, de acordo com Linhares, visa promover um ambiente mais inclusivo e confortável para os estudantes com TEA, reconhecendo a necessidade de adaptação dos sinais sonoros que podem causar angústias e desconfortos sensoriais para este grupo específico de alunos. Fernando informou que vai sugerir, por meio de emenda ao projeto, a instalação de sinais luminosos para atender as crianças com deficiência auditiva.

Segundo Fernando, "é de extrema importância que haja essa mudança simples, porém de grande eficácia, com intuito de não gerar mais nenhum incômodo a esse grupo de crianças que necessitam frequentar os estabelecimentos de ensino de forma mais agradável e saudável possível".

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus