03/01/2024 21h13
A festa da democracia...
As redes sociais ficam malucas. As pessoas saem às ruas, para reuniões festivas. Embora seja proibido, costuma rolar um churrasco, cerveja, cachaça e algo mais. E em toda rodinha o pau quebra, neguim defendendo fulado, atacando cicrano e segue o baile.
SHOWMÍCIOS PROIBIDOS
Não temos mais showmícios. Uma pena. Dava emprego pros artistas e alegria pro povo. Os comícios diminuíram o pão e circo, mas continua tendo muito movimento e muita gastança. Se não gasta com uma coisa, gasta com outras. Tentam moralizar, mas apenas mudam o dinheiro de lugar. Os artistas pra variar, dançam.
FAKENEWS NO INTERIOR TEM POUCO.
Nas eleições municipais rolam menos fakenews, mas vamos ver como será esse ano. Antigamente rolavam as cartas apócrifas na calada da noite. O povo se divertia com as tiradas bem humoradas, mas também rolavam muitas calúnias, daquelas que não dava tempo de retrucar.
INTELIGENCIA ARTIFICIAL
Nas cidades maiores, teme-se muito a participação da Inteligência artificial. Sabe-se que através da IA, dá pra falsificar falas das pessoas, colocar o sujeito falando o que não falou. Mas creio que nossa região não atingiu esse grau de sofisticação ainda. Mas vamos ver.
ALIANÇAS E CASAMENTOS IMPROVÁVEIS
Nas coligações, costuma rolar umas uniões malucas. Em Monlevade mesmo, temos uma união de esquerda com centro-direita que funciona até bem.
PLANEJAMENTO
Conheço líderes que começam a articular um ano e meio antes. E vão costurando com paciência, atraindo aliados até criar um grupo forte com grande capacidade financeira, e consequentemente, com grande capacidade de captar votos.
MARKETEIROS
Os marketeiros entram num segundo momento. Considero figuras primordiais. São pessoas instrumentalizadas pra ler uma pesquisa com visão clínica, pra depois orientar a campanha de forma a atenuar o que for negativo, supervalorizar o positivo e ainda enfraquecer os adversários taticamente. A região tem bons marketeiros. Mas tem um que é o melhor. Não vou citar nome pra não ficar fazendo propaganda. Creio que vocês sabem de quem eu falo.
AS BOLHAS
Alguns candidatos criam apenas um INSTAGRAM bonitinho e acham que é só isso e tá pronto. Vão ficar dialogando dentro de bolhas sempre com os mesmos amigos que curtem. Quem achar as redes sociais bastam, vão ter surpresas desagradáveis.
O JÁ GANHOU QUASE SEMPRE PERDE
Certa vez trabalhei em uma cidade em que o staff do candidato disse pra nossa equipe que não precisávamos nos preocupar, só fazer o básico mesmo, pois a eleição já estava ganha, pois o candidato era muito amado, ótimo gestor de seus negócios e todos diziam que iam votar nele. Quando abriram as urnas, ficou em terceiro lugar. Poucas vezes vi o já ganhou ganhar.
A DEMOCRACIA E SUAS ANOMALIAS
Não tenho dúvidas que a democracia é o melhor dos regimes. Mas tem suas aberrações. O eleito na maioria das vezes não é o mais capaz, mas o mais popular. As pessoas não votam por que um sujeito pode melhorar suas vidas, mas por achar a pessoa simpática, por que lhe prometeu um emprego, as vezes por afinidade com suas posições ideológicas. E com isso temos incompetência generalizada.
O QUE FAZER?
Votar melhor, pesquisar, saber tudo sobre o candidato, tentar saber sobre sua vida pregressa, sua formação, seus sonhos para a cidade, sua capacidade. E vai rolar a festa...vai rolar...e se precisarem de jingles, me chamem...
Leia também
14h33
São Gonçalo do Rio Abaixo inaugura Posto de Identificação
13h42
Vereadores aprovam projeto que estima receita e fixa despesas do município para 2025
10h50
Público lota 2ª edição do Cidadão Legal e elogia serviços em Rio Piracicaba
10h42
Audiência Pública na Câmara Municipal apresenta instalação do Instituto Federal de Educação na cidade
21h17
Câmara devolve R$ 1 milhão à Prefeitura de João Monlevade