Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

07/12/2023 10h49

Câmara Municipal aprova três propostas voltadas para saúde e para o resgate histórico

Câmara Municipal aprova três propostas voltadas para saúde e para o resgate histórico

Compartilhe

Com o objetivo de fomentar assuntos importantes e promover a conscientização sobre questões de saúde mental, preservar a história e os direitos trabalhistas, além de honrar o legado de contribuições significativas para a comunidade local, a Câmara Municipal de João Monlevade aprovou em primeiro turno, três projetos de lei durante a reunião desta quarta-feira, 6.

O primeiro deles, de nº 1.381/2023, institui a "Semana Municipal de Informação, Combate e Prevenção à Depressão". A matéria é de iniciativa dos vereadores Belmar Diniz (PT) e Gustavo Maciel (Podemos).

A proposta é que as atividades sejam realizadas anualmente no mês de setembro, com o objetivo de combater o estigma associado à depressão, incentivar a busca pelo diagnóstico e tratamento, e promover a disseminação de informações sobre a doença em diversos públicos, com ênfase no meio estudantil.

O projeto destaca a gravidade da depressão como um transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, com impactos significativos na vida emocional, relacionamentos, desempenho acadêmico e profissional, além de aumentar o risco de suicídio. A Semana propõe a realização de diversas atividades, como palestras, workshops, campanhas de conscientização e outros eventos.

 
 

Dia da Luta Operária de João Monlevade

Também foi aprovado em primeiro turno o Projeto de Lei Nº 1.410/2023, que institui o "Dia da Luta Operária de João Monlevade" no Calendário Oficial do Município. Proposto pelo vereador Belmar Diniz, o projeto estabelece que o dia 8 de agosto seja dedicado à preservação, honra e homenagem aos trabalhadores do município, especialmente os metalúrgicos da antiga "Belgo Mineira", em memória da histórica "Greve de 23 dias" ocorrida a partir de 16 de julho de 1986.

O objetivo, segundo Belmar é promover o acesso democrático ao conhecimento sobre eventos históricos do município, incentivar a busca pelos direitos trabalhistas e a valorização do trabalhador. Além disso, o projeto propõe a realização anual de uma sessão solene, organizada pela Câmara Municipal em colaboração com o Poder Executivo, organizações da sociedade civil, entidades e representações sindicais, em memória de todos que contribuíram para esse marco trabalhista.

Dia da Conscientização da Saúde

Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Nº 1.417/2023, que institui o "Dia de Conscientização da Saúde" no Calendário Oficial do Município. A proposta, apresentada pelo vereador Revetrie Teixeira (MDB), estabelece que o dia 11 de novembro seja dedicado à promoção da conscientização sobre questões de saúde em memória ao médico e cidadão honorário Railton Franklin Silva.

O "Dia de Conscientização da Saúde" tem como objetivo principal sensibilizar a comunidade sobre a importância da prevenção de doenças e a promoção do bem-estar. No dia dedicado a essa iniciativa, estão previstas a realização de atividades, palestras, eventos educacionais e de promoção da saúde, envolvendo a população em ações que visam melhorar as condições de saúde da comunidade.

Revetrie destacou a importância da iniciativa em homenagem ao Dr. Railton Franklin, ressaltando sua significativa contribuição para a medicina e o serviço à comunidade. "A proposta não apenas celebra a memória do ilustre médico, mas também busca promover uma tradição anual de educação em saúde, contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida dos munícipes".

Os três projetos agora serão apreciados em segundo turno.

 
 
Flávio Lial
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus