Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

30/11/2023 09h40

Prefeitura de João Monlevade realiza 960 castrações gratuitas de cães e gatos em oito meses

Mais de 400 serão agendadas até fevereiro

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade realizou 960 castrações gratuitas de cães e gatos de abril a novembro deste ano e deve agendar mais de 480 até fevereiro de 2024. A realização dos procedimentos mensalmente de forma gratuita é inédita no município e beneficia famílias que recebem até o máximo de três salários mínimos.

O objetivo da iniciativa é o controle populacional de cães e gatos, a fim de combater a Leishmaniose. As castrações foram coordenadas pela Vigilância em Saúde Municipal (Visa) e os procedimentos são efetuados por três clínicas veterinárias de João Monlevade, contratadas pela Prefeitura.

A coordenadora da Visa, Viviane Ambrósio, avaliou positivamente a realização das castrações este ano e o formato adotado. “Foi um trabalho muito significativo. Além do combate à Leishmaniose, conseguimos atingir uma população muito maior com os agendamentos mensais em comparação com o formato de mutirão com castramóvel”, argumentou.

Segundo a coordenadora da Visa, no formato de mutirão, após definida a data, caso o tutor do animal enfrentasse algum imprevisto, era impossível remarcar a castração. “Tivemos muitas desistências quando adotamos o formato de mutirão. As vezes o dono alegava que o animal estava no cio, entre outras situações que impediam o comparecimento. No atual formato, temos mais flexibilidade no agendamento, o que torna o processo mais efetivo”, resumiu.

Posse responsável

Outro aspecto destacado pela coordenadora da Visa, é a posse responsável. Viviane Ambrósio ressalta que os animais castrados pela Prefeitura recebem uma identificação. Caso o animal fuja ou seja abandonado pelo tutor, por meio do número de identificação é possível saber de quem é o cão ou gato e o endereço do proprietário.

A Prefeitura continua fazendo o cadastro para castração na sede da Visa, na rua Evangelista, nº 45, bairro Carneirinhos. Podem realizar o cadastro famílias que recebem até no máximo três salários mínimos.


 

Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus