Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/11/2023 11h03

UEMG João Monlevade recebe homenagem pelos 17 anos de fundação no município

UEMG João Monlevade recebe homenagem pelos 17 anos de fundação no município

Compartilhe

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal de João Monlevade prestou uma homenagem especial à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Polo João Monlevade, através da Moção de Aplausos Nº 148/2023, apresentada pelo vereador Doró da Saúde (PSD).

Segundo o autor, a moção é “pelos 17 anos de fundação da Universidade, que vem formando cidadãos, garantindo direito à educação com importante papel de relevância para o desenvolvimento econômico, científico e social no país, sendo responsável por transformações expressivas no modo de produzir e difundir conhecimentos, saberes, tecnologias, culturas, artes e demais segmentos”.

A moção foi entregue à diretora da UEMG Unidade João Monlevade, Júnia Soares Alexandrino, a vice-diretora Nilza Carvalho e ao ex-diretor da Unidade, José Arnaldo da Matta Machado, que receberam a homenagem em nome de toda a comunidade acadêmica.

Júnia agradeceu o reconhecimento da Câmara Municipal e reafirmou o compromisso contínuo com a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento da região. Na oportunidade, ela lembrou de algumas dificuldades que a instituição passou, mas que foram superadas com o apoio da Câmara, Prefeitura e comunidade acadêmica.

O vereador Doró demonstrou sua alegria em conceder a Moção. “Esta homenagem é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela UEMG. Tenho um carinho enorme pela Universidade e sou imensamente agradecido por ter tido a oportunidade de contribuir com a construção do laboratório”.

O presidente da Casa, Fernando Linhares (União), parabenizou a instituição e enalteceu a contribuição da UEMG na formação dos jovens. “Ao longo dos últimos 17 anos, a Universidade tem sido um espaço de oportunidades para os jovens de todo país, principalmente da nossa região, transformando suas vidas e enriquecendo nossa comunidade como um todo”.

 

UEMG João Monlevade

A UEMG Unidade João Monlevade foi fundada em 2006, ocupando a estrutura da antiga E.E. Padre Drehmanns, no bairro Baú. Inicialmente oferecia os cursos de engenharia Ambiental e Engenharia de Minas, a instituição expandiu-se ao longo dos anos, introduzindo novos cursos e construindo um novo prédio em 2010.

A construção de um novo prédio em 2010, em parceria com a prefeitura, permitiu o aumento gradual de estudantes, professores e funcionários. Em 2022, a instituição passou a ofertar os cursos de Engenharia Mecânica e expandiu Engenharia Civil para Guanhães. Atualmente, a universidade oferece seis cursos de graduação em engenharia, atendendo cerca de 800 alunos com 78 professores e 26 funcionários.

A UEMG João Monlevade opera em três locais na cidade, incluindo um centro tecnológico com laboratórios especializados. Apesar de enfrentar desafios como danos causados pelas chuvas e reformas em andamento, a instituição é elogiada por seu papel crucial no desenvolvimento econômico, científico e social do país, transformando vidas e promovendo educação de qualidade na região.

 


Flávio Lial
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas
 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus