Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/01/2023 22h46

TUDO QUE VC QUER SABER SOBRE LEIS DE INCENTIVO, FUNDOS E EDITAIS

Entrevista com CARLA LISBOA

Compartilhe
z
Conversamos com a atriz e produtora Carla Lisboa pelo PODCAST NAVITRINE. Falamos sobre seus trabalhos e sobre as LEIS, FUNDOS E EDITAIS disponíveis para quem quer fazer arte. Aqui no bom dia on line, publicamos uma síntese da entrevista. Vale à pena ver a entrevista completa no Youtube. O link tá no final .

NAVTRINE - CARLA, COMO VC COMEÇOU A LIDAR COM PROJETOS CULTURAIS?

CARLISBOA - Eu fiz um curso quando ainda estava em Monlevade, com o pessoal do PENSAR E AGIR COM CULTURA. Eu comecei a fazer pra ajudar os artistas e acabei desenvolvendo essa facilidade pra redigir e elaborar projetos e desde então não parei de pesquisar e aprender

NAVTRINE - NÃO ACHA QUE AS LEIS DE INCENTIVO SÃO MAIS COMPLICADAS, POR CAUSA DA CAPTAÇÃO?

CARLISBOA - Eu acho que a vantagem das leis sobre fundos e editais é que não tem concorrência e não tem teto, não tem limite de valores. Dá pra fazer projetos maiores. E tem outras coisa. Se seu projeto preencher todos os requisitos, fatalmente seu projeto é aprovado

NAVTRINE - INTERESSANTE ISSO. QUER DIZER ENTÃO QUE PREENCHER ESSAS EXIGÊNCIAS DE LEI É MAIS IMPORTANTE ATÉ QUE A IDEIA EM SI

CARLISBOA - Exatamente.Vc nem precisa ter um projeto com argumento maravilhoso, português perfeito. Se você atender o que a lei pede, será aprovado. Mas o projeto precisa ser bem elaborado e atraente pra quando vc for captar. Pois a concorrência é grande e neste caso, quem tiver projeto mais bem acabado tem mais chances de captar.

NAVTRINE - ENTÃO A PRIMEIRA RECOMENDAÇÃO É ESTAR COM A DOCUMENTAÇÃO EM DIA

CARLISBOA - Não tenho dúvidas. Antes de enviar seu projeto, recomendo que leia os projetos, veja as recomendações e corra atrás das CND...que são as certidões negativas de débito federal,estadual e municipal e tudo mais que é exigido. Tem gente que deixa isso pro final e costuma não conseguir receber recursos quando deixa isso pra ultima hora e não consegue resolver.

NAVTRINE - VC NÃO ACHA QUE OS EDITAIS PAULO GUSTAVO E ALDIR BLANC SÃO MAIS FÁCEIS DE APROVAR?

CARLISBOA - Acho que para aprovar, as leis são mais fáceis, por que nos editais tem a exigência de comprovação de atuação cultural e isso costuma complicar. No entanto a burocracia é menor. E os critérios mudam também de estado para estado, município para município.

NAVTRINE - E SOBRE OS PRAZOS

CARLISBOA - A lei federal fica aberta de 1° FEVEREIRO A 30 DE NOVEMBRO. Nas leis estaduais tem recesso no mês de janeiro, mas pode enviar o ano inteiro. As plataforma ficam aberta o ano inteiro. Vc pode fazer seu rascunho e encaminhar suas propostas.

NAVTRINE - SOBRE OS FUNDOS. QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS E PRAZOS

CARLISBOA - No caso do fundo estadual, os FECS, de repente lançam os editais com prazo curto, as vezes com 15 dias. A gente tem de ficar de olho. Os prazos em média são de 30 a 40 dias.

NAVTRINE - QUAL A MAIOR DIFICULDADE PARA A APROVAÇÃO DE PROJETOS?

CARLISBOA - O pessoal não lê os editais. Artista é meio preguiçoso pra ler editais. As vezes lê as primeiras linhas, aquilo que lhe interessa e ignora o restante. E aí tem os projetos reprovados e se sente injustiçado. Esse é  maior problema dos artistas

NAVTRINE - QUAL CONSELHO VC DARIA PARA QUEM VAI REDIGIR UM PROJETO

CARLISBOA - Pois é. Reforço que precisam LER O PROJETO, anotar tudo, criar uma lista. Verificar particularidades, pedidos de contra partida, acessibilidade. E depois avaliar se a sua proposta tem afinidade com o edital. As vezes a pessoa só entra por vislumbrar a oportunidade e esse é um erro que inviabiliza.

NAVTRINE - O QUE NÃO PODE FALTA DE JEITO NENHUM

CARLISBOA - Acho fundamental que tenha uma ficha técnica com equipe de experiência comprovada. "Euquipe"  costuma inviabilizar. Ficar só colocando amigo pra constar também não funciona. Eu acho que ter uma boa ficha técnica e portfolio do proponente ajudam muito na pontuação.

NAVTRINE - E O QUE NÃO DEVE TER DE JEITO NENHUM

CARLISBOA - Diminuem chances de aprovação os projetos individuais, que não vão beneficiar muitas pessoas. Tipo gravar um cd, reformar estúdio. Mas se o projeto tiver perspectivas sociais, se for vinculado a alguma ação social, gerar algum benefício por exemplo para escolas, já tem mais chances

NAVTRINE - E SE O ARTISTAS QUISER TERCEIRIZAR ESSA PARTE DE PROJETO? VC FAZ ESSE TIPO DE SERVIÇO?

CARLISBOA - Sim. Eu estudei bastante e faço com o mais prazer. Mas tem de ficar claro que é um trabalho que tem de ser pago antecipadamente. Não dá pra fazer no risco. Eu faço tudo, desde elaboração, documentação, cadastro, faço acompanhamento até aprovação e até prestação de contas e assessoria. 

NAVTRINE - CARLA, MUITO ESCLARECEDORA A SUA ENTREVISTA. AGORA DEIXA SEUS CONTATOS PARA QUEM QUISER CONTRATAR SEUS TRABALHOS OU INTERAGIR COM VC

CARLISBOA - No instagram tem o perfil AMULETO PRODUTORA. E tem também meu perfil profissional EU CARLA LISBOA. Na bios tem os links de vários contatos e projetos meus .

NAVTRINE - VEJA ENTREVISTA COMPLETA no LINK https://youtu.be/07eb8WJMUgg

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus