Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

16/09/2022 13h57

Profissionais da educação e instituições de ensino são condecorados na Câmara Municipal

Profissionais da educação e instituições de ensino são condecorados na Câmara Municipal

Compartilhe

Com a Casa cheia, a Câmara Municipal de João Monlevade homenageou, nessa quarta-feira, 14, educadores e instituição de ensino que se destacaram no município. A "Medalha Paulo Freire" foi concedida em cumprimento à Resolução 654, de dezembro de 2014.

Os agraciados foram a Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, o mestre em Educação, Fabrício Nereu Brandão, a mestre em Educação Infantil, Jamile Maria Cota, educadora e empreendedora, Rosiléia Espindola de Souza e Silva e a professora e diretora da Doctum João Monlevade, Yolanda Carla Lima Coelho. Eles foram escolhidos por meio de uma Comissão Especial formada pelos vereadores Belmar Diniz (PT), Fernando Linhares (União) e Leles Pontes (PR) e as representantes da Secretaria Municipal de Educação, Josefa Vieira de Morais e Maria de Fátima Silva Souza.

Em discurso, os homenageados agradeceram por terem sido lembrados para a homenagem. A diretora da Escola Geraldo Parreiras, Jaqueline Beatriz Batista Reis, falou da satisfação da unidade receber a honraria, principalmente neste ano em que a instituição completa 50 anos. "É uma confirmação de que estamos no caminho certo".

O professor Fabrício Brandão, destacou a honra em receber a homenagem que leva o nome do educador Paulo Freire. "Estou feliz e honrado pelo reconhecimento profissional". Rosiléia Espindola também agradeceu a homenagem e enfatizou a importância da educação como instrumento de transformação. A diretora da Doctum, Yolanda Carla se disse muito emocionada em receber a homenagem. "Esta homenagem não é só minha. É de todos aqueles que estiveram comigo nesta trajetória". Por sua vez, Jamile Cota relatou sua trajetória na área educacional e dedicou a todos os profissionais da escola Efigênio Mota, na qual ela está como diretora. "Esta homenagem nos faz mais orgulhosos e mais responsáveis".

Os vereadores, membros da Comissão que escolheu os homenageados, falaram da satisfação em poder indicar os profissionais e a escola para receberem a Medalha. Eles destacaram o empenho e dedicação dos agraciados por ofertar ensino de qualidade aos alunos do município. Os parlamentares também ressaltaram a alegria em ver a Casa cheia para prestigiar a entrega das Medalhas. Por fim, o presidente Gustavo Maciel, endossou a satisfação em participar do evento. Ele lembrou do empenho dos educadores no período da pandemia, o que contribuiu para minimizar os impactos. "Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar a toda equipe pedagógica pelo trabalho competente e que contribui para a formação das nossas crianças e jovens."

Sobre os homenageados

- Escola Estadual Dr. Geraldo Parreiras, completa este ano cinquenta anos de fundação. A escola está situada no Bairro Vila Tanque e conta atualmente com 833 alunos, divididos entre as turmas do ensino médio e cursos técnicos de informática, administração, logística e enfermagem. Entre os vários projetos realizados pela escola, está a FAMPAR, coordenada pelo mestre Wanderson e composta por alunos e ex-alunos em parceria com a Rede Doctum, UFOP e UEMG.

- Fabrício Nereu Brandão é Mestre em Educação pelo "Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona", de Havana, Cuba. Bacharel e Licenciado em Geografia pela "Universidade Federal de Juiz de Fora". Foi Professor Universitário para cursos de Licenciatura e Pedagogia. Atua na "Rede Municipal de Ensino de João Monlevade" há 28 anos. Boa parte deste tempo dedicado à Gestão. Atualmente é Diretor na "Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas". Atuou como "Secretário Municipal de Educação" do município na Administração 2009-2012. É autor do livro "Por que a escola não muda? – Um olhar de dentro".

- Jamile Maria Cota iniciou sua carreira profissional em 1983 na Prefeitura de João Monlevade, onde atuou como professora da educação infantil no MOBRAL. Concluiu sua graduação em Supervisão Escolar e Magistério das Matérias Pedagógicas do 2° Grau, entre os anos de 1996 a 1999. Ela é Pós-graduada em Processo Ensino Aprendizagem pela União das Faculdades Claretianas - Unidade Batatais, São Paulo. Atuou como Assessora Pedagógica da Educação Infantil pela Prefeitura de Rio Branco no Acre entre os anos de 99 e 2000. Jamile é Mestre em Educação Infantil pela Universidade de Matanzas – Cuba. Atuou como Professora das Matérias Pedagógicas do 2º Grau - Processo de Ensino e Aprendizagem na Educação Infantil na UNIPAC - Itabira - São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo, entre 2007 e 2009 e como Coordenadora da Educação Infantil pela Prefeitura de João Monlevade nos anos de 2009 a 2012. Na Educação Infantil, atuou também como Professora e atualmente está como Diretora da Escola Municipal Efigênio Mota desde o ano de 2021.

-Rosiléia Espíndola de Almeida Souza é educadora e empreendedora. Concluiu o curso de magistério no ano de 1995. Aos 16 anos, iniciou a sua carreira como professora, desenvolvendo projetos em escolas infantis da cidade. Em 1997, como empreendedora, fundou o Centro Educacional Pedacinho do Céu. Ainda em 1997 iniciou suas atividades como educadora na APAE de João Monlevade. Nessa instituição, Rosiléia prestou relevantes serviços educacionais, na modalidade da educação especial. Em 2002, graduou em pedagogia pela Funcec. Em seguida, concluiu a pós-graduação em psicologia clínica comportamental. Atualmente é coordenadora pedagógica na instituição de ensino Pedacinho do Céu. Léia Espíndola atua como diretora na Acimon. É a atual presidente na Câmara da Mulher Empreendedora e membro da Federaminas.

- Yolanda Carla Lima Coelho, é formada em Geografia na atual Funcesi, especialista em Geografia Humana, pela PUC/MG em Gestão ambiental pela UNEC. Iniciou como professora de geografia na Funcec ainda muito jovem e desde então não se afastou mais da atuação como educadora. Lecionou no Senai e no Kennedy por cerca de 04 meses, e no pré-vestibular Ômega. Yolanda foi diretora do Centec por cerca de 22 anos e atualmente responde pela direção da faculdade Doctum em João Monlevade.



Flávio Lial
Assessor de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus