Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

12/09/2022 13h39

Comissão de Saúde se reúne para conhecer sobre o ICISMEPI

Comissão de Saúde se reúne para conhecer sobre o ICISMEPI

Compartilhe

Tendo em vista a tramitação do projeto de Lei 1.294/2022, de iniciativa do Executivo, a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de João Monlevade, convocou uma reunião para conhecer melhor a matéria. O projeto, autoriza o Município a ingressar no Consórcio Público "Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba" – ICISMEPI.

Na manhã da última quinta-feira, 8, o presidente da Comissão, Revetrie Teixeira (MDB), e os vereadores Doró da Saúde (PSD), Pastor Lieberth (União), e Belmar Diniz (PT) e Thiago Titó (PDT) se reuniram com a Secretária Adjunta de Saúde, Simone Borba, que explicou o funcionamento do Consórcio. Ela lembrou que o município já é consorciado ao CISMEPI (Consórcio Intermunicipal do Médio Piracicaba), mas que por se tratar de um consórcio com menos cidades integrantes, há dificuldade em conseguir atender a todos os procedimentos.

Segundo Simone, o ICISMEPI é composto por cerca de 70 municípios participantes, o que de acordo com ela, contribui para diminuição dos custos dos procedimentos. Ela ainda relatou que o Icismepi dispõe de um hospital na cidade de Igarapé, que possui equipamentos de ponta para realização de procedimentos e cirurgias. "Atualmente, temos uma demanda alta para oftalmologia, por exemplo, e não temos prestador em Belo Horizonte. Já o Icismepi oferece este serviço. Todos os procedimentos que não conseguimos com o Cismepi, vamos conseguir com o Icismepi. O Consórcio tem muito a contribuir com nosso município". Simone lembrou, que cidades da região como Nova Era e Barão de Cocais, já estão integradas ao consórcio. Ela ainda destacou que o pagamento para o consórcio é feito por meio do rateio anual, dividido entre os municípios consorciados, e os valores de produção conforme os serviços utilizados.

O vereador Revetrie Teixeira informou que é preciso analisar a proposta, uma vez que o município já está inserido no Cismepi. Ele ainda informou que a Comissão pretende fazer uma visita à cidade de Barão de Cocais para conhecer o funcionamento do Consórcio. Além disso, Revetrie informou que serão solicitadas mais informações antes da Comissão emitir parecer. "Precisamos saber qual o ganho que a população terá aderindo ao novo consórcio".



Flávio Lial
Assessor de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus