Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

26/07/2022 17h51

Ciranda da Educação abre o semestre letivo em João Monlevade

Evento contou com palestras sobre diversidade e lotou o anfiteatro do Centro Educacional

Compartilhe

A Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última segunda-feira (25), no Anfiteatro Prefeito Antônio Gonçalves, no Centro Educacional, o evento Ciranda da Educação: Diálogos sobre a Diversidade. O encontro aconteceu durante todo o dia e foi direcionado aos educadores da rede municipal de ensino, que lotaram o anfiteatro do CEJM.

Na ocasião, foram ministradas as palestras "Conhecer para acolher", que tratou sobre o autismo, com o psicólogo, integrante do Centro de Integração Azul e da Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Ipatinga e vereador do município do Vale do Aço, Daniel do Bem e "25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra", ministrada pela pedagoga da rede municipal de ensino, pós graduada em Psicopedagogia Institucional e em Políticas Públicas em Gênero e Raça, mestre em Educação e Docência e atual secretária municipal de Assistência Social, Marinete da Silva Morais.

Em sua palestra, Daniel do Bem expôs o universo do autismo com o objetivo de acolher as crianças portadoras da síndrome e responsabilizar a todos pela garantia dos seus direitos, como a aprendizagem e o pleno desenvolvimento.

Já Marinete abordou a questão racial com o olhar voltado à população negra devido à sua presença expressiva na população brasileira e à fragilidade do debate público sobre esse tema na escola.

Em sua fala, a secretaria municipal de Educação, Maria do Sagrado Coração Rodrigues, destacou a importância de encontros como a Ciranda da Educação e do debate a temas tão atuais e importantes. "Agradecemos a presença e atenção de todos e temos a esperança de ter contribuído para o avanço nas nossas ações, enquanto educadores, em busca da equidade e responsáveis pela correção dos desequilíbrios que ainda persistem", afirmou.

O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), salientou a importância do papel da educação no desenvolvimento humano e do município e enalteceu o respeito à diversidade e à igualdade dos direitos e deveres. "Agradeço e parabenizo a Secretaria Municipal de Educação pela grandeza e importância do evento e saliento que sempre estaremos de portas abertas para debater temas tão importantes. Fico feliz pela qualidade das palestras e pela participação ativa de todos os educadores. Nosso governo trata a educação como prioridade desde o primeiro dia e somos plenos sabedores de sua importância", destacou Fabrício.

O encontro, que marcou o fim do recesso escolar e o início do segundo semestre letivo, também contou com a presença do chefe de Gabinete do Executivo, Geraldo Giovani Silva. Durante o evento, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem póstuma à professora da Escola Municipal Promorar, Elcy Caldeira dos Santos, conhecida como "Tia Elcy", que faleceu recentemente.

 
 
 
Assessoria de Comunicação e Relações Públicas

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus