Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

08/03/2022 16h23

Com 80% de colaboradoras, Amepi e Consmepi destacam as mulheres

Presidente Fernando Rolla defende mais participação feminina na política

Compartilhe

 

Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Rio Piracicaba (Consmepi), destacam o trabalho de todas as mulheres que constroem, diariamente, um Médio Piracicaba melhor e mais desenvolvido.
 
A Secretária Executiva da Amepi e Consmepi, Christiane Linhares Vale, conta com uma equipe genuinamente feminina nos serviços da associação e do consórcio. São 11 mulheres, representando 80 % do total de colaboradores das instituições. Elas elaboram e desenvolvem projetos nas mais diversas áreas: engenharia, topografia, fomento a produtores da região, saúde, planejamento, meio ambiente, gestão e na prestação de serviços, colaborando para o desenvolvimento dos municípios.
 
A Amepi e o Consmepi parabenizam as mulheres pela força e pela coragem de cobrarem representatividade e mostrarem, diariamente, que estão, cada vez mais capazes de atuarem em todas as frentes, contribuindo para a construção de um mundo melhor, mais igualitário e mais respeitoso.
 
As mulheres representam a maioria da população brasileira, 52%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e elas estão em maior número também na prestação dos serviços públicos da região, ocupando mais de 65% dos cargos nas repartições das administrações municipais.
 
Mais representatividade 
 
O presidente da Amepi e Consmepi, o prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, defende que a representatividade feminina na política seja cada vez maior. "Defendo mais visibilidade das mulheres na política e onde elas quiserem estar. Hoje, parabenizo a todas que trabalham na administração das cidades, mas precisamos de mais mulheres na política", afirmou Fernando. 
 
O presidente lembrou que, nas últimas eleições municipais, o índice de mulheres eleitas ainda foi muito pequeno para que se possa pensar em igualdade. "Destaco aqui a prefeita de Bela Vista de Minas, Samantha Ávila, única mulher a chefiar uma cidade na região atualmente. Também parabenizo as vice-prefeitas e cumprimento todas as vereadoras, em nome da ex-prefeita e atual vereadora de Bom Jesus do Amparo, Inez Santos, primeira e única mulher a presidir a Amepi até hoje. Parabenizo também, através de nossas colaboradoras, que são a maioria, todas as servidoras e mulheres que atuam nas Prefeituras e na vida pública nos municípios do Médio Piracicaba. Hoje, assim como em todos os outros dias, externo minha admiração pelo cuidado e entrega em tudo o que fazem", disse Fernando Rolla. 
 
Histórico do Dia Internacional da Mulher
 
O Dia Internacional da Mulher nasceu de um conjunto de movimentos no final do século 19 e começo do século 20 contra as péssimas condições de trabalho às quais as trabalhadoras eram submetidas. As mulheres tinham que trabalhar 16 horas por dia durante seis dias na semana, eram vigiadas para ir ao banheiro e até fora do trabalho. Sofriam um conjunto de abusos, assédios e ganhavam cerca de 33% a menos do que os homens.
 
Possivelmente, um marco para o Dia da Mulher, foi uma grande passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York. Nesse dia, 15 mil mulheres marcharam nas ruas da cidade em protesto contra as citadas condições de trabalho. Enquanto isso, também crescia na Europa o movimento nas fábricas. Em agosto de 1910, a alemã Clara Zetkin propôs em reunião da Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas a criação de uma jornada de manifestações.
 
Em todos os movimentos, foi preciso muita luta, mobilizações e reivindicações para ter um espaço que a mulher, na verdade, sempre ocupou. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e ainda remete à luta por mais equidade entre os gêneros e respeito. (Fonte UOL).
 
Fotos: Divulgação Amepi
 
Equipe de colaboradoras da Amepi e Consmepi

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus