Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

09/10/2021 08h04

Educação de São Gonçalo terá atendimento em Equoterapia

Educação de São Gonçalo terá atendimento em Equoterapia

Compartilhe

Por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo deu início a execução do projeto para implantação da Equoterapia no município. Será mais uma abordagem inovadora para a população, já que em nossa região não há oferta deste tipo de serviço.

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo como agente promotor do desenvolvimento humano. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve novas formas de socialização, aprendizado e auto estima. Nesta atividade, o praticante (como é chamado o paciente) participa de sua reabilitação e o cavalo atua como instrumento didático-pedagógico no processo terapêutico adotado.

Na Secretaria Municipal de Educação, o programa básico da Equoterapia que será desenvolvido é o de Educação e Reeducação, para alunos com necessidades educativas especiais, de aprendizagem ou comportamentais, com abordagem individual e planejada das técnicas terapêuticas e psicopedagógicas desenvolvidas pela equipe de profissionais responsáveis pelo projeto.

Para a realização dos atendimentos, serão utilizadas as instalações do Parque de Exposições Edirlei Márcio Moreira Lacerda e as avaliações para a triagem dos alunos participantes serão realizadas pelos profissionais do Núcleo de Atividades Integradas Especiais (NAIE). Um cavalo de grande porte, que atende pelo nome de Futuro, já está disponível para treinamento e condicionamento específico, apresenta ótimas condições de saúde e está sob cuidados de um veterinário.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus