Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

01/10/2021 14h16

ENTREVISTA COM O DEPUTADO LEONARDO MONTEIRO

ENTREVISTA COM O DEPUTADO LEONARDO MONTEIRO

Compartilhe
z

PODCAST VIVA 381 conversou com o Deputado Federal Leonardo Monteiro, um político mineiro que vem acompanhando a luta pela duplicação desde o inicio, ainda no governo Lula. Mas vamos à entrevista

VIVA 381 - Leonardo, vc vem acompanhando essa novela da duplicação há bastante tempo. O que vc acha que aconteceu para que tenha havido essa paralisação das obras? 

Leonardo Monteiro - É verdade ! Estamos acompanhando essa história, a luta pela duplicação da BR 381 entre Governador Valadares e Belo Horizonte há muitos anos. Isso é uma luta histórica não é? Até por consequência de várias acidentes graves que nós já presenciamos aqui nessa estrada. Nós fazemos uso para ir e vir entre Belo Horizonte e passando pelo Vale do Aço até Governador Valadares e conseguimos incluir esse projeto no PAC quando foi elaborado o PAC no governo Lula sob a coordenação da presidenta Dilma que naquela época era ministra. Então a duplicação foi incluída, depois foi feita a licitação que foi um debate Interessante. Optou-se por dividir em lotes, vários lotes, né? Esse trecho e depois a execução da obra. É lógico, o golpe na presidenta Dilma, a retirada da Dilma como presidente acabou atingindo drasticamente a execução dessa obra que vem andando à passos de tartaruga. Não parou, mas vem de uma forma muito lenta.

VIVA 381 - Recentemente o atual governo inaugurou uma parte duplicada, alí perto de caeté.  Pelo menos as pessoas tiveram uma amostra de como vai ficar depois de duplicada. Mas qual a sua avaliação da modalidade de concessão que o governo está propondo?

Leonardo Monteiro - Olha. as partes mais importantes, que demandam  maior recurso financeiro já foram executadas que são as vias, os viadutos, as pontes, ou seja: as partes mais críticas já foram realizadas. É importante que o Governo Federal possa priorizar e concluir essa obra. Conclusão dessa obra é importante. O que nós não podemos aceitar é agora em nome de terminar a obra já entregar pra terceiros, não é? E realizar inclusive a implantação de pedágios antes da conclusão da obra

VIVA 381 - Então vcs são a favor de uma revisão da forma como a licitação vem sendo proposta?

Leonardo Monteiro - Por exemplo, no trecho de Governador Valadares até Ipatinga serão instalados dois pedágios, o trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte mais de cinco pedaços pedágios Então, a população será muito sangrada, explorada antes da conclusão da obra. O que nós defendemos é acelerar a execução dessa obra, pra que depois da obra concluída, fazer inclusive a licitação dos postos de pedágio, pois nós teríamos um pedágio mais acessível a população que tem que ir e vir de Belo Horizonte até Governador Valadares, sobretudo também o próprio setor produtivo, pois com certeza esses produtos serão encarecidos com a cobrança de pedágio pelo preço que estão estipulando e a quantidade de pedágio de uma forma indiscriminada. Portanto dessa forma nós somos contra.

VIVA 381 - MAS QUAL A FORMA QUE VC SERIA A FAVOR ENTÃO?

Leonardo Monteiro - Sou a favor da conclusão da duplicação da obra da forma que vinha sendo, com recursos público e depois da obra concluída a execução então do projeto de pedágios pra poder administrar a via entre Governador Valadares e Belo Horizonte.  Olha lá atrás no nosso governo do presidente Lula quando foi incluído no PAC. Foi justamente executada com recursos públicos não é? E nós devemos trabalhar pra que essas obras sejam concluídas até porque, repito: a parte mais pesada como diz a do ponto de vista financeiro já foi executada. São os grandes túneis e as grandes pontes e viadutos, que já estão realizadas. O que falta é terminar a parte que não é a mais onerosa da obra que é o restante da duplicação. Portanto, com isso depois da obra concluída é que nós achamos que seria justo fazer licitação e também que as população pudesse ser ouvida por exemplo a população entre Ipatinga e Valadares. Nós temos cidades como Naque, Periquito que serão extremamente oneradas e exploradas ou enquanto por exemplo você tem que ir no Vale do Aço, Valadares, você pagar dois pedágios não é? Entre Valadares e Ipatinga e cinco entre Valadares e Belo Horizonte, cinco pedágios, portanto com certeza esses processos serão revistos.

8) - VIVA 381 - Todos esperam esse edital do dia 25 de novembro. Vcs participam da elaboração? Tem conhecimento dos termos? Não deveria haver mais transparência nesse sentido?

Leonardo Monteiro - Nós estamos trabalhando muito para mudar a política, retirando esse governo que está aí e a gente eleger Lula no ano que vem. Nós queremos fazer um trabalho junto ao nosso governo pra que a gente possa rever esses contratos.Estão sendo feitos por esse atual governo de uma forma indevida, sem estudo técnico adequado. E desconsiderando a participação da população, e sobretudo aqui da nossa região. É preciso que a população seja ouvida pra que ela possa ajudar a definir essas quantidade de pedágios e a tarifa.

VIVA 381 - Teremos eleição no ano que vem e as pesquisas apontam favoritismo do Lula. A obra da duplicação começou num governo do PT e pode ser que seja inaugurada num governo do PT também. Acredita numa provável aceleração e priorização da obra, uma vez que vem sendo divulgado que a duplicação mesmo pode demorar por um longo tempo ainda, com a concessionária agindo mais na manutenção?

Leonardo Monteiro - Olha eu concordo muito com uma coisa que o presidente Lula disse. Ele só vai ser candidato se for pra ele fazer melhor do que fez. Nós queremos fazer melhor e querendo fazer com mais rapidez ainda e entregar essa obra a população da nossa região e do Brasil.

VIVA 381 - O que vc acha da formação de uma bancada da 381, uma bancada suprapartidária que considere os interesses da região. Você estaria disposto a participar de reuniões nesse sentido?

Leonardo Monteiro - Já existe um sentimento, né? De defesa da BR 381, de toda a população da região DO estado de Minas Gerais aliás o Brasil sabe que a 381 é importante. Por aqui passa o trânsito de boa parte do país indo pra São Paulo, Rio de Janeiro, Sul passa aqui por Minas Gerais, passa pela BR 381. Nós temos uma unidade na nossa bancada de deputados. Cinquenta e três deputados e deputadas de Minas Gerais pra defender a duplicação da da BR 381 e essa pergunta é muito boa. Eu acho que a gente tem que trabalhar inclusive pra construir, consolidar essa unidade, não é? Consolidar uma unidade da bancada de Minas, sobretudo nós que somos mais aqui da região de acelerar o processo de pavimentação duplicação da BR 381 no trecho Governador Valadares até Belo Horizonte.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus