Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

31/08/2021 20h17

Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizará 1° Encontro de Pesquisa em Patrimônio Histórico

Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realizará 1° Encontro de Pesquisa em Patrimônio Histórico

Compartilhe

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Cultura realizará, no período de 20 a 24 de setembro de 2021, o 1° Encontro de Pesquisa em Patrimônio Histórico. Realizado em formato virtual, o encontro integrará a programação da cidade de São Gonçalo na 8ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais. Evento tradicional do Instituto Dentro da programação, o município apresentará ainda dois vídeos abordando aspectos de bens materiais e imateriais do patrimônio cultural da cidade. Toda a programação será apresentada no canal Cultura São Gonçalo, no YouTube.

O evento reunirá professores universitários, pesquisadores e estudiosos de diversas áreas como cultura, história, filosofia, teologia e gastronomia, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Brasília.

Programação:

20/09 – 19h Vídeo: Vozes de Fé- Vozes de Fé – O Congado Nossa Senhora da Guia e São Jorge Guerreiro da comunidade do Fernandes de São Gonçalo do Rio Abaixo.  

21/09 – 19h Dom Mauro Maia Fragoso Palestra: A arte sacra como resultado e estímulo à devoção 

22/09 – 19h Dra. Anna Luiza Coli Palestra: O tempo fenomenológico e a temporalidade na experiência estética 

23/09 – 19h Conferência: São Gonçalo e Urucânia – A memória construída entre dois Padres. 

Dro. Danilo Souza Ferreira Palestra: Padre João José Marques Guimarães- A Memória e o patrimônio como um lugar de afeto. 

Dr. Hudson Martins Palestra:  Memória e Patrimônio de Padre Antônio Ribeiro Pinto em Urucânia 

24/09 – 19h Conferência: Potencialidades do Patrimônio em São Gonçalo do Rio Abaixo    

Dra. Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto Palestra: Design e preservação do patrimônio imaterial 

Ma. Adriana Paiva de Assis Palestra  

24/09 – 18h Vídeo: Passados Cruzados – Uma breve análise iconográfica do teto da Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante 

Palestrantes:

Dra. Anna Luiza Coli

Doutora em Filosofia pelas universidades Bergische Universität Wuppertal (BUW) e Charles University Prague (CUP). Atua principalmente nas áreas de fenomenologia alemã e francesa, psicologia fenomenológica, teoria crítica da sociedade, estética e filosofia da arte e psicanálise.

Dom Mauro Maia Fragoso

Doutor em Geografia pela UERJ, Mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ, Diretor de Patrimônio e professor do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro e consultor do INEPAC/Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro.

Dr. Hudson Martins

Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Consultor na área de Patrimônio Cultural e captação de recursos (ICMS Cultural) e Coordenador do Observatório do Patrimônio Cultural do Médio Piracicaba.

Dro. Danilo Souza Ferreira

Doutorando e Mestre em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Mestre em Teoria da Literatura pela UFOP, membro do The International Association for the Study of the Philosophy of Edith Stein (IASPES) e Coordenador do Setor de Patrimônio Histórico de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Dra. Laura de Souza Cota Carvalho Silva Pinto

Professora do curso de Design da Universidade Federal de Minas Gerais, Doutora em Design (PUC-Rio). Consultora do Festival Gastronômico de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Ma. Adriana Paiva de Assis

Fundadora e diretora da TAIPA Arquitetura e Patrimônio Cultural. Mestre em Arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Com vasta experiência nas áreas de Projeto e Patrimônio Cultural, atua principalmente em temas como documentação, ICMS Patrimônio Cultural e restauração do patrimônio edificado. Também é Consultora do Patrimônio Histórico de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Nívia Leles/Acom/PSGRA

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus