Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

25/06/2021 10h02

VOCÊ SABE O QUE É EMPREENDORISMO SOCIAL?

Pratique solidariedade...

Compartilhe
z

Caridade, amor ao próximo, cooperação mútua, são qualidades que nunca saem de moda, não é verdade?!

Pois bem, mas o que o EMPREENDENDORISMO tem haver com isso tudo?

Atualmente, em nível conceitual, temos uma nova modalidade de empreendedorismo, o EMPREENDEDORISMO SOCIAL, mas o que isso significa?

Também chamado de “BRANDING”, EMPREENDENDORISMO SOCIAL, se dá:

Por meio de iniciativas empreendedoras, organizações praticantes visam promover ações sociais para a obtenção de recursos que resultem em novas oportunidades e soluções para os problemas que atingem a sociedade. Empresas de diferentes setores muitas vezes desenvolvem este tipo de empreendedorismo. Porém, é necessário atenção para não desenvolver o falso Branding, ou seja, empresas que aproveitam para se promover tentando melhorar sua imagem perante a sociedade sem a realização de um serviço social ou ambiental significativo. Tais empresas acabam gerando um marketing excessivo que não condiz com as suas verdadeiras ações. Em outras palavras, estão buscando autopromoção com o objetivo de atender interesses particulares. As pessoas podem perceber isto e não pegará bem para a imagem da corporação. “

Para tanto, o especialista e mestre em Educação, André Prado, faz uma ressalva:

“Empresas que promovem o empreendedorismo social devem ter um propósito altruísta. Precisam continuar promovendo suas atividades e informando as suas ações sociais condizentes com a realidade praticada. Inclusive, algumas organizações divulgam as suas ações com a finalidade de prospectar recursos que as mantenham promovendo os bons atos realizados. Esta publicidade ajuda inclusive a estimular outras pessoas e organizações a seguirem o bom exemplo. Este tipo de iniciativa deve continuar sendo cultivado para produzir bons frutos.”

Transpondo para a questão humana, saindo do ambiente empresarial, o maior exemplo de empreendedor social, sem dúvida, foi Jesus Cristo, seguido durante os séculos e décadas seguintes por grandes figuras como: GHANDI, MADRE TERESA DE CALCUTÁ, CHICO XAVIER, DIVALDO FRANCO e tantos outros...

Mas e quanto a nós, aqui em nossa cidade? Quais os exemplos temos?

Temos o PENSANDO MONLEVADE, o PSICOFOBIAAQUINÃO, O LIONS, O ROTARY, ROTARACT, o BATE PAPO COM FALCÃO, o vereadores BRUNO CABEÇÃO e REVETRIE, além do Fernando LINHARES, que apesar de políticos, são antes disso,  seres humanos, que trazem valores de berço, voltados a questão de ajudar a quem está ao redor, e tantos outros, como o próprio JORNAL BOM DIA, ao levar informações relevantes que muitas vezes contribuem enquanto mídia, no alcance de projetos de cunho social, além de grupos anônimos e pessoas físicas que são empreendedores natos, como a amiga ROSA LIDERANÇA, do bairro Planalto com suas belíssimas campanhas e suas iniciativas de fazer o bem sem olhar a quem e o nosso inesquecível amigo Dr.QUIRINO do SINDICATO, que este fim de semana nos deixou e foi “empreender” no andar de cima, junto a DEUS!

Fica o respeito dessa colunista e o carinho para com seus familiares, pois João monlevade, perdeu com esta partida, mas...DEUS ganhou mais um aliado na luta!

Praticar CARIDADE, pode sim ser um grande “negócio”, para ALMA e o CORAÇÃO!

E você, já exerceu seu lado empreendedor hoje?!

Ainda não?!

Lembre-se comece sempre pelos de casa, e estenda aos que estejam ao seu redor....

 

“VEM VAMOS EMBORA, QUE ESPERAR NÃO É SABER...QUEM SABE FAZ A HORA ,NÃO ESPERA ACONTECER!”

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus