Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

23/04/2019 07h19

Monlevade sediará Festival científico internacional em bar

O festival é reconhecido por manter a diversidade de assuntos e habilidade dos palestrantes em realizar um bom diálogo com a plateia

Compartilhe

Entre as 400 cidades do mundo que vão sediar, em maio, uma edição do “Pint of Science”, um festival com temas científicos feito em um bar, regado a cerveja e bate papo de alto nível sobre temas emergentes e que borbulham nas universidades do planeta, está João Monlevade.

A iniciativa de trazer o festival para João Monlevade partiu de professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) – Unidade João Monlevade, e contou com adesão de outras duas importantes instituições de ensino superior com sede no município: a Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e Faculdade Doctum de João Monlevade.

O Pint of Science Brasil é o maior do mundo e a edição monlevadense vem com a novidade de que esse ano não vai ter power point no bar! Pois é, este ano o festival não terá “aulas nos bares”: serão muitas conversas e muitas mesas redondas com o objetivo de estimular o debate.

Por que o festival faz esse sucesso? A resposta poderia vir recheada de dados e justificativas de comparação científico-culturais, mas o fato é que o brasileiro adora uma boa conversa.

O festival é reconhecido por manter a diversidade de assuntos e habilidade dos palestrantes em realizar um bom diálogo com a plateia. Na edição 2019 (a 4ª no Brasil) o Pint mantém a diversidade também nas cidades participantes: de Alegrete à Macapá, o Pint tem a participação de todas as regiões do país e abordará temas das áreas de Legislação, vacinação, modificação genética, astronomia etc…

Em João Monlevade, a programação contará com 6 conversas com as seguintes temáticas: Psicologia e Contemporaneidade, Redes Complexas e Mobilidade Urbana, Engenharia da Computação, Barragens de Rejeitos e seus desafios tecnológicos, Raça e Etnias e Metalurgia, Materiais e Mineração. Os eventos serão nos bares Estação 59 e Nomad (ambos na avenida Castelo Branco, no bairro República). A programação completa e os currículos dos cientistas participantes podem ser conferidos no site http://pintofscience.com.br/events/joaomonlevade.

Saiba mais:

Nascido em 2013, da iniciativa de 2 pesquisadores do Imperial College, que trabalhavam com doenças neurodegenerativas e perceberam o interesse do público não acadêmico pela Ciência; em 3 anos o festival já conquistou os 5 continentes.

Em 2019, o Pint chega ao Brasil nos dias 20, 21 e 22 de maio e as apresentações ocorrem no período noturno, entre 19h e 22h e espera-se um público de 70 mil pessoas prestigiando o festival em todo o país.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus