Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

05/05/2016 09h32

Prefeitura inaugura 1ª etapa do Hospital São Gonçalo em junho

Prefeitura inaugura 1ª etapa do Hospital São Gonçalo em junho

Compartilhe

São Gonçalo do Rio Abaixo - A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo inicia os preparativos para inaugurar o prédio do Hospital São Gonçalo. Uma comissão instituída pelo prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho estuda os critérios de gestão e funcionamento da unidade hospitalar. A equipe é composta por profissionais especializados que estão direcionando o cronograma de instalação da unidade de saúde.

Em reunião realizada na última semana, a comissão especial anunciou que as atividades da unidade hospitalar serão entregues à população de forma gradativa. As obras do hospital estão concluídas e a Prefeitura iniciou a aquisição de mobiliários e equipamentos. A inauguração da primeira etapa será no mês de junho, em data a ser confirmada.

O encontro ocorreu na sala de reuniões do Executivo e contou com presenças do prefeito Antônio Carlos, vereadores, secretários municipais e adjuntos. A comissão especial foi representada pela secretária municipal interina de Saúde, Cíntia Alves Araújo, e o consultor, Leonardo Gomes, que apresentaram detalhamento dos trabalhos.

Os representantes da Comissão destacaram que os estudos de viabilidade sobre possíveis formas de gestão do hospital de São Gonçalo começaram em 2015. A queda da arrecadação municipal, provocada pela crise do minério; a crise de gestão no sistema de saúde em cidades da região do Médio Piracicaba; possíveis ‘gargalos’ enfrentados pela Secretaria Municipal de Saúde; dentre outros assuntos, foram alguns dos critérios observados.

A Comissão Especial enfatizou que a gestão da saúde representa uma das maiores despesas do município são-gonçalense. Em média, 20% dos gastos totais do poder público são injetados no setor. Apesar das constantes quedas de receita, a Prefeitura mantém investimentos superiores a R$30 milhões por ano na saúde.

Para garantir serviços de qualidade e contínuo do setor, inicialmente, o Hospital São Gonçalo abrirá as portas à população com as atividades de Pronto Atendimento (PA). A unidade assistencial contará com equipe médica e de enfermagem, sala de emergência, raio X, laboratório, equipe de apoio e equipe de serviços gerais.

 

Obra

 

As obras do hospital São Gonçalo começaram em 2011. Os investimentos totalizam R$20 milhões com quatro mil metros quadrados de área construída. A casa de saúde possui dois pavimentos com espaço amplo para pronto atendimento, apoio ao diagnóstico (laboratório e imagens), área administrativa, espaço de apoio técnico e logístico (almoxarifado, farmácia, lavanderia, CME), dentre outros.

 

Etapas

 

Nesta primeira etapa, a unidade vai conferir mais qualidade dos serviços prestados à população sem grandes alterações nos custos orçamentários.  Inicialmente, a administração da unidade assistencial será do município. Outras formas de gestão já estão sendo analisadas para dar continuidade às próximas fases de funcionamento do Hospital.

 

Fotos

Malu Sales/ACOM PMSGRA

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus