Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

29/04/2016 09h09

Prefeituras têm até 20 de maio para cumprir meta de vacinação contra a gripe

Prefeituras têm até 20 de maio para cumprir meta de vacinação contra a gripe

Compartilhe

Geral -Mais de quatro milhões de mineiros devem tomar a vacina contra a gripe na campanha de 2016 que, oficialmente, acontece de 30 de abril a 20 de maio. Devem ser vacinadas as pessoas do considerado grupo prioritário – idosos acima de 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou aos municípios iniciarem a campanha no dia 25 de abril (segunda-feira), mas cada prefeitura define o seu calendário de vacinação. Em João Monlevade, a campanha terá início neste sábado (30).

A vacina é produzida segundo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), com base nos vírus que estão circulando em cada hemisfério em um dado momento. A população tem acesso à vacina, gratuitamente, nos postos de saúde da rede pública, com as doses que protegem contra os três subtipos do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2), e Influenza B.

A doença
Com a chegada do outono e do inverno, uma doença bastante comum entra em cena: a gripe, cuja transmissão é favorecida, nos dias mais frios, pelo maior agrupamento de pessoas em ambientes fechados. Se não for tratada, a gripe pode causar complicações graves, e inclusive a morte.

Para se prevenir contra a gripe, é muito importante mudar alguns hábitos como: lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir; evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados, além de cuidar da saúde e dormir bem.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus