Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

14/10/2015 16h20

Mina de Brucutu em São Gonçalo é expandida pela Vale

Brucutu é a segunda maior mina de minério de ferro do Brasil atrás apenas de Carajás (PA), a jazida vinha perdendo fôlego.

Compartilhe

Nove anos após a inauguração do projeto de expansão de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, a Vale começa a operar sua quinta linha de beneficiamento. Segunda maior mina de minério de ferro do país, atrás apenas de Carajás (PA), a jazida vinha perdendo fôlego.

 Para recuperar sua competitividade, a Vale investiu US$ 423 milhões nos últimos sete anos. Sem as intervenções, a expectativa era de que a produção caísse 23% em relação a sua capacidade plena, de quase 30 milhões de toneladas, atingida em 2010.

Com o investimento, a meta da Vale é manter esse patamar de produção, apesar do empobrecimento natural do minério extraído no local. A recuperação de Brucutu faz parte da estratégia da companhia de tentar turbinar a produção de minérios de melhor qualidade e reduzir custos. O objetivo é ampliar suas margens a despeito do cenário de preços em baixa no mercado internacional.

 Iniciadas em 2008, as obras permitiram mudanças no processo de beneficiamento do minério, que ganhou maior concentração de ferro. "Sem a 5ª Linha estaríamos perdendo produção este ano e ofertando minério de qualidade mais baixa", diz o gerente de Operações do Complexo Minas Centrais da Vale, Rodrigo Chaves.

Nessa nova fase, Brucutu vai produzir "pellet feed" (insumo para pelotas) com 68% de ferro - um ganho de 5 pontos porcentuais - e do tipo "sinter feed" com 63% de ferro, classificados como "premium". Segundo a Vale, o projeto permitiu o melhor aproveitamento do material lavrado e a diminuição do volume de rejeito produzido. A quinta linha entrou em operação em agosto e agora atinge sua capacidade plena.

 A partir de 2016, a produção da mina terá um acréscimo de mais 9,5 milhões de toneladas anuais, atingindo 32,7 milhões de toneladas. O volume representa cerca de 9% da produção total de minério da Vale, estimada em 340 milhões de toneladas este ano. Hoje, Brucutu tem reservas provadas e prováveis de 432,4 milhões de toneladas de minério de ferro. (Com informações: IstoÉ Dinheiro)

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus