Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

30/09/2014 16h04

Santa Bárbara promove mais de 400 cirurgias de catarata em 2014

Compartilhe

A Prefeitura de Santa Bárbara, por meio de uma parceria da Secretaria de Saúde com o Sistema Único de Saúde (SUS) e a Santa Casa Nossa Senhora das Mercês, já realizou no primeiro semestre deste ano um total de 403 cirurgias de correção da catarata, além de 61 cirurgias eletivas.

As intervenções aconteceram nos meses de janeiro, abril e maio no Hospital Santa Casa. Ainda não há previsão para novos mutirões de cirurgia, mas os interessados devem ficar atentos.  Os candidatos à intervenção devem consultar com o médico do Programa de Saúde da Família (PSF), que irá expedir o pedido para a intervenção, caso seja necessária.

Mais informações pelo telefone 3832-1700.

Catarata - A doença, que afeta a visão, tem cura e pode ser corrigida com um procedimento considerado simples e que exige apenas anestesia local  e nem precisa de internação do paciente. A recuperação da vista se dá, no máximo, em até duas semanas. Em alguns casos, a pessoa volta a enxergar já no dia seguinte ao da cirurgia.

A partir dos 60 anos, o risco de catarata aumenta, sendo que 17% das pessoas até 65 anos e 47% dos que têm de 65 a 74 anos. Com o envelhecimento da população, a tendência é que aumente os casos da doença e a necessidade de cirurgia.

A cirurgia de catarata é indicada para pessoas que têm 30% ou menos de visão. Os sintomas da doença são: dificuldade de enxergar à noite ou em ambientes escuros; mudança frequente do grau dos óculos; perda da visão de contraste; e aumento da sensibilidade à luz (fotofobia).

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus