Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

13/08/2014 16h00

Itabira realiza Iº Encontro de Formação de Conselheiros Escolares

Compartilhe

Para proporcionar a interação entre os conselheiros e a comunidade escolar, a Prefeitura de Itabira realizou na última semana o I Encontro Municipal de Formação de Conselheiros Escolares. O evento aconteceu no auditório do i.Tec e contou com a participação dos membros empossados em maio e abril deste ano no município, além dos técnicos das secretarias municipais de Educação de Itabira, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves – cidades que compõem o Grupo Articulador de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (GAFCE Minas).

Durante a reunião, a secretária municipal de Educação Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos apresentou o tema “Educação de Qualidade nas Escolas Municipais” e falou sobre a importância da participação dos conselheiros na vida escolar dos alunos. Ela também mostrou os resultados das avaliações externas e os custos investidos na rede municipal de ensino. Enquanto discutiam sobre o assunto, os conselheiros tiveram acesso aos computadores para responder perguntas sobre a educação atual e a idealizada por todos.

Outro tema que chamou a atenção dos participantes foi a apresentação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e a experiência do município na construção das habilidades leitoras. A professora Josiane Rodrigues explicou sobre as capacitações oferecidas pelo PNAIC aos profissionais da educação. Ela ressaltou que o pacto é de grande importância para o desenvolvimento da habilidade leitora entre os alunos e enfatizou a necessidade do acompanhamento dos conselheiros para a efetivação do PNAIC.

O professor José Geraldo de Araújo, da cidade mineira de Ubá, expôs sobre a aplicação de recursos públicos na educação. Com irreverência, ele ensinou como aplicar os recursos financeiros do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Governo Federal. Em sua palestra, o professor também explicou sobre as diferenças entre custo e capital e apresentou aos participantes o site do Ministério da Educação (MEC), que é alimentado com informações pelas escolas públicas.

Já Ione da Silva Rodrigues, da secretaria de Educação de Itabira, apresentou o Programa Prefeito Amigo da Criança. A professora contou sobre o avanço e perspectivas do programa na região, além das ações realizadas e planejadas em Itabira e João Monlevade.

Para encerrar o ciclo de palestras e debates, Neusa Aparecida Costa, integrante da GAFCE Itabira, apresentou as funções Deliberativas, Consultivas, Fiscais e Mobilizadoras que competem aos conselheiros escolares. Para exemplificar as funções, a conselheira Edilene Martins compartilhou suas experiências com os demais presentes.

 

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus