02/04/2014 15h31
convênio beneficiará consumidor rural
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater-MG assinaram, na tarde desta terça-feira, no edifício-sede da Concessionária, um convênio para que a empresa de assistência técnica prepare laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais pela interrupção de energia elétrica. A parceria visa agilizar os pedidos de ressarcimento dos produtores pela via administrativa e evitar os processos judiciais.
Segundo termos do convênio, o produtor que tiver algum tipo de prejuízo por interrupção de energia deve procurar primeiramente a Cemig, que irá acionar a Emater-MG para que seja elaborado o laudo técnico. Atualmente, existem cerca de 400 ações judiciais em todo o Estado envolvendo pedidos de indenização por danos a produtores rurais decorrentes de falha no sistema elétrico.
Para o diretor de Distribuição e Comercialização da Cemig, Ricardo José Charbel, a parceria com a Emater-MG vai permitir um avanço considerável no relacionamento da Companhia com os produtores rurais em todo o Estado. “A Cemig atende 96% do território do Estado e possui mais de 7,5 milhões de consumidores, em 774 municípios, com mais de 670 mil clientes rurais. Tínhamos a necessidade de contratar uma empresa com a expertise da Emater-MG, que tem vasta experiência nessa área e presença nas cidades onde prestamos serviços”.
De acordo com o presidente da Emater-MG, José Ricardo Roseno, o grande beneficiado com esse convênio será o produtor. “A Emater-MG vai funcionar como uma facilitadora para que os sinistros relatados pelos agricultores sejam comprovados por meio de laudo técnico. Por outro lado, esses documentos darão à Cemig a possibilidade legal de indenizar os produtores”, afirmou.
O contrato tem duração de cinco anos e é válido em todo o Estado. Pelo convênio, a Emater-MG fica responsável pela elaboração de laudos técnicos nos casos de perdas e danos ocorridos em estabelecimentos rurais por falta de energia elétrica. Em alguns casos, os laudos ajudarão a dimensionar o valor do prejuízo.
Leia também
14h05
Procon Municipal orienta os pais na compra de materiais escolares
15h06
Procon de João Monlevade realiza mutirão de renegociação de dívidas
14h52
PAV em São Gonçalo realiza quase mil atendimentos à população
15h47
Oferecer o celular como garantia e pagamento pode facilitar as compras durante a Black Friday
18h23
Procon JM participa de mutirão de renegociação de dívidas com bancos e financeiras