11/02/2014 13h21
Autoridades de trânsito e empresários afetados por resolução do Contran estarão frente a frente nesta quarta (12).
A Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO) debate, nesta quarta-feira (12/2/14), as medidas adotadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que afetam o funcionamento dos centros de formação de condutores (CFCs), em especial a exigência de aulas com simuladores de direção. A audiência pública será às 14 horas, no Plenarinho IV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O debate atende a requerimento do deputado Zé Maia (PSDB), presidente da FFO.
No final do ano passado, o parlamentar já havia conseguido aprovar requerimento para o envio de um pedido de providências visando a prorrogar o prazo estipulado pela Resolução nº 444/2013, do Contran, que previa as aulas nos simuladores. O novo equipamento chega a custar R$ 40 mil e o impacto no custo das aulas é de, em média, R$ 300, segundo avaliações do setor, penalizando empresários e candidatos. Com dificuldade para fazer este investimento, os empresários estão cogitando compartilhar o equipamento ou alugá-lo, embora já existam linhas de crédito do BNDES e da Caixa Econômica Federal para financiar a compra.
“É fundamental que discutamos essas novas exigências que afetam os CFCs. Mais especificamente com relação à implantação dos simuladores de direção, defendo que a UFMG possa ser convidada a participar deste processo, por meio de pesquisas, avaliando a eficiência do equipamento no aprendizado e no comportamento dos futuros motoristas, a exemplo do que já aconteceu em Santa Catarina”, afirma o deputado Zé Maia.
Funcionamento - O simulador de direção deve ser conectado em tempo real aos Detrans, que avaliam o desempenho antes de liberar o aluno a fazer aulas práticas. Esse bloqueio do sistema dos Detrans trouxe inclusive problemas aos CFCs no início do ano, o que resultou na liberação temporária do processo de habilitação, sem a necessidade do simulador. Cada aluno candidato a uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B tem que fazer o mínimo de cinco horas/aula no equipamento, que já deveria estar sendo utilizado desde junho do ano passado, mas a obrigatoriedade foi adiada para 31 de dezembro último.
Além do custo que penaliza os donos dos CFCs, as quatro empresas habilitadas a fabricar simuladores atualmente no País estão com dificuldade de entregar os pedidos, o que tem levado os Detrans de todo a engrossar os pedidos das autoescolas por uma nova prorrogação. No site de um dos fabricantes, a Real Simuladores, sediada em Pouso Alegre (Sul de Minas), há inclusive uma nota em que a direção da empresa se solidariza com o pedido por mais prazo. Segundo o documento, há dificuldades técnicas para integrar os sistemas e treinar os instrutores.
A empresa também reclama que aguardou durante um ano os pedidos, mas a maioria dos CFCs deixou para realizá-los na última hora, ressaltando que por causa disso todos os fabricantes de simuladores estão sendo submetidos agora a “uma sobrecarga extrema para integração dos softwares aos sistemas estaduais e produção em curtíssimo prazo”. “Temos certeza de que o bom senso vai nortear a aplicação dessa nova legislação de trânsito”, finaliza.
Convidados - O presidente do Contran e diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Morvam Cotrim Duarte; e o diretor-geral do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), Oliveira Santiago Maciel, foram convidados para o debate na Assembleia. Além deles, também foram chamados a coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffmann; e a chefe do Controle de Clínicas do Detran-MG, Rosaly Rezende de Miranda.
Para relatar as principais reclamações do setor, foi chamado o presidente do Sindicato dos Proprietários de CFCs de Minas Gerais (Sipro-CFC), Rodrigo Fabiano da Silva. Por fim, a diretora-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Isabel Pereira de Souza, também deve participar das discussões.
Leia também
20h22
Posse de deputados, ALMG elege nova Mesa e presidente
13h27
Secretaria de Fazenda alerta sobre golpes com IPVA e Taxa de Licenciamento
17h19
Equipes do Estado fazem plantão permanente para rápido atendimento em rodovias.
15h03
Parceria entre Cemig e PMMG fortalece ações de segurança no estado
07h29
Governador e vice exaltam democracia em cerimônia de diplomação do TRE-MG