05/02/2014 18h00
Nesta quarta-feira, 5, a Prefeitura de Itabira promoveu uma mobilização intersetorial para a comunidade escolar na Escola Municipal Marina Bragança de Mendonça, no bairro Santa Marta, com o tema “Para a educação melhorar todos devem participar”.
Durante todo o dia, diversas atividades culturais, sociais e esportivas foram desenvolvidas por pais e alunos. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e contou com o apoio das secretarias municipais de Ação Social, Saúde, Esportes e Lazer e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), que formam o “grupo social” do governo municipal.
No período da manhã, as crianças puderam participar de oficinas como confecção de brinquedos de balão, contação de estórias, percussão e pintura de rosto. Além disso, houve apresentações circenses e pula-pula. A Secretaria de Saúde levou uma equipe para conscientizar os alunos sobre a escovação dos dentes e prevenção à Dengue. Na biblioteca, os pais assistiram ao filme “Confissões de Adolescentes”.
As atividades desenvolvidas no período da tarde foram voltadas para os jovens e adolescentes. Oficinas de pintura corporal, percussão e dança circular contaram com a presença de muitos alunos. A dinâmica de fortalecimento de vínculo, desenvolvida por uma equipe da Secretaria municipal de Ação Social, aconteceu nos dois períodos e contou com a presença da secretária municipal Valquíria Pascoal de Souza Duarte. “Nessa oficina vamos conseguir perceber qual é a projeção que essas crianças e jovens fazem para o futuro, por meio da livre manifestação. Assim, podemos nos orientar para a tomada de novas medidas públicas, com base nas necessidades do indivíduo”, disse Valquíria Duarte.
A ideia da mobilização intersetorial é promover a participação e o compromisso de toda a comunidade com a educação. Para a secretária municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, disseminar informação, promover a integração, possibilitar outras formas de interação dentro do espaço escolar são objetivos da ação. “Tudo isso está ancorado na ideia de que a educação é sempre integral. Não pensamos apenas na educação escolarizada, enciclopédica. Pensamos na educação como um todo, no desenvolvimento integral do indivíduo. A cultura, o comportamento social, a integração com outras situações e a formação do indivíduo para a sociedade são nossas expectativas.”, afirmou a secretária municipal.
Esta é a segunda vez que a mobilização acontece na escola. A primeira foi em agosto do ano passado. Segundo Luciane Santos, o governo municipal pretende ampliar o projeto para as várias escolas da rede, principalmente aquelas com maiores necessidades de atividades culturais, esportivas e de oportunidades diferentes. “Com esta atividade, buscamos que o aluno recompreenda o espaço escolar. Esperamos que nossos estudantes possam entender a escola como um espaço onde eles possam construir, passar por diversas experiências que não estejam ligadas exclusivamente aos livros e cadernos. Que eles possam entender a escola como um ambiente de educação. Hoje, mostramos aos alunos a escola que queremos construir: mais dinâmica e aberta para outras oportunidades culturais”, concluiu.
Leia também
16h04
Projeto de Capacitação para atender alunos portadores de deficiências
09h36
Prefeitura de São Gonçalo revitaliza escolas para retorno da aulas
08h56
Educação prepara kits escolares para início do ano letivo
17h15
Comunidade escolar elege diretores para mandato de três anos
14h46
Alunos de Santa Bárbara são premiados em evento do Ministério Público do Trabalho