Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

04/02/2014 13h50

Santa Bárbara apresenta creche municipal Maria Célia Torres

Compartilhe

A Prefeitura de Santa Bárbara, preocupada com o desenvolvimento do cenário educacional do município abre as portas de uma nova unidade de ensino, a creche municipal Maria Célia Torres, hoje em fase de adaptação e reconhecimento.

 Situada no bairro Modelo, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, pela Diretora, pedagoga, Sheyla Lutiene Guimarães, o centro educacional tem o propósito de estabelecer condições necessárias para o desenvolvimento e a prática do trabalho da equipe, conciliados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil vigente. Dentro dessa referência, a creche trabalhará criando condições para que a interação social e pedagógica das crianças ocorra de forma prazerosa e lúdica, e que o conhecimento seja apresentado levando em consideração tanto as características individuais de cada criança, quanto as mudanças que ocorrem em cada faixa etária das mesmas.

A nova unidade educacional de Santa Bárbara irá acolher as crianças, a partir essa quarta-feira, no período das 7 às 17:20 horas, oferecendo alimentação nos seus devidos horários, incluindo lanches nos intervalos de almoço e jantar, banho, e, na maior parte do tempo, o acompanhamento de uma equipe de coordenação, professores e monitores para adequada orientação pedagógica das crianças.

Hoje, 50 crianças já compõem o quadro de alunos da creche municipal. As matrículas ainda se encontram abertas na própria unidade, das 7:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, para crianças nascidas até 30 de junho de 2012 (maternal I) e até 30 de junho de 2011 (maternal II). A creche atenderá, inicialmente, aos moradores dos bairros Modelo, Campestre, São Francisco, São José, Ana Margarida, Monte Carlo, São Vicente e Manga Nova.

No ato da matrícula, os pais precisam levar: 1 foto 3x4; certidão de nascimento (original e xerox); comprovante de residência recente (original e xerox. Quem mora de aluguel deve levar o contrato de locação).

Com a LDB (lei 9.394/96), a creche passou a ter um Estatuto Educacional e não mais puramente assistencial. Com a nova legislação, a creche integrou-se à educação básica e passou a participar das ações educativas das políticas educacionais definidas pela união, estados e municípios tendo, entre seus princípios, a integração das funções de cuidar e educar.

A construção da creche Maria Célia Torres foi finalizada em 2013 em um custo total de R$ 1.699.381,05.  A unidade foi construída seguindo os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), no âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Pro-infância - Creche).

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus