Bom Dia - O Diário do Médio Piracicaba

notícias

27/01/2014 18h32

TV Assembleia lança ferramenta digital inédita no mercado

Emissora foi selecionada para um convênio com o Ministério das Comunicações e vai produzir programas interativos

Compartilhe

Até o final do primeiro semestre de 2014, a TV Assembleia vai lançar um projeto piloto inovador, que permitirá a interatividade entre o telespectador e a emissora. O trabalho, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), foi selecionado pelo Ministério das Comunicações, com projetos de outras nove instituições brasileiras, três delas mineiras, para difundir, fomentar e aprimorar o padrão nacional de TV digital – o sistema Ginga Brasil. A interatividade é uma possibilidade oferecida pelo sistema digital de TV que ainda não está sendo explorada no Brasil, nem mesmo pelas emissoras comerciais.


Serão produzidos quatro vídeos de aproximadamente 1,5 minuto de duração cada, para compor a série Explorando consCiência. Nessa etapa experimental, os programas vão abordar curiosidades históricas e geográficas da Zona da Mata mineira. E, durante a exibição, o telespectador poderá, pelo controle remoto, acessar informações complementares sobre o assunto discorrido. A tela se dividirá e surgirá um menu com as opções de dados que poderão ser acessados.

A ideia é dar início a uma nova forma de uso da TV digital no Brasil. O fato é que o sistema analógico (das TVs tradicionais) brasileiro será totalmente substituído pelo digital até 2018. A partir dessa data, todas as TVs vendidas no País já deverão estar adaptadas com o Ginga Brasil. Belo Horizonte deve ser uma das primeiras cidades brasileiras a fazer a migração para o sistema digital. A previsão é de que a mudança seja concluída até 2015.

Bom Dia Online- Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.

by Mediaplus