07/11/2013 11h20
Recurso visa reduzir interrupções no fornecimento de energia para os clientes
A Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig adquiriu quatorze Unidades de Geração e Transformação Móvel – UGTM para serem utilizadas no sistema elétrico da Empresa em todo o Estado, ao custo unitário aproximado de R$ 1 milhão. Uma dessas unidades foi disponibilizada para atender os municípios da região do Vale do Aço e Piracicaba.
A UGTM é bastante versátil e pode ser utilizada para manter a continuidade parcial ou total do fornecimento de energia em situações que a Cemig necessite interromper o fornecimento de energia para realizar manutenções programadas ou em situações que ocorrem interrupções acidentais, causadas na maioria das vezes por ações externas à Empresa, como vendavais, raios, colisão de veículos em postes de energia e vandalismo.
“As ações estão transcorrendo conforme nossa previsão. Adquirimos a unidade, treinamos as equipes que vão operar o equipamento e, agora, estamos programando a utilização da UGTM no sistema elétrico”, afirma Humberto Donisete de Faria, gerente de Serviços de Média e Baixa Tensão da Cemig em Ipatinga.
Técnicos e eletricistas, da Cemig de Ipatinga, Itabira, João Monlevade e região participaram, nos meses de setembro e outubro, de treinamento sobre a utilização do novo recurso que em breve será colocado em prática para reduzir os desligamentos aos clientes da região.
UGTM
A Unidade de Geração e Transformação Móvel é composta por um gerador trifásico de 500 kVA (kilo-volt-ampere) com injeção eletrônica a diesel, possui tanque de combustível com capacidade para 500 litros, autonomia mínima de seis horas a plena carga e duas saídas de suprimento de energia em baixa tensão (127 e 220V) e média tensão (13,8kV), além de transformador, disjuntor e relé de proteção.
Leia também
09h41
Cemig oferece novos serviços na agência virtual de atendimento ao cliente
15h03
Parceria entre Cemig e PMMG fortalece ações de segurança no estado
14h51
Cemig é incluída na lista do Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo 23ºano consecutivo
10h50
Cemig abre nova Campanha de Negociação de Débitos para atingidos por chuvas em MG
17h40
CPI vai investigar prejuízos bilionários na CEMIG